Segunda-feira, 25 de junho de 2018, atualizada às 16h51

Vacinação contra gripe é ampliada para crianças de 5 a 9 e adultos de 50 a 59

Da redação

A partir desta segunda-feira, 25 de junho, a vacinação contra a gripe será ampliada para crianças com idades entre 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. Após duas prorrogações, a campanha estava prevista para acabar na última sexta, 22, mas por orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde continuará aplicando as vacinas. Segundo a assessoria, como MS não estabeleceu nova data para encerrar a campanha, a vacinação será realizada até quando durar o estoque.

Na cidade, até o momento, 91,66% do público-alvo receberam a dose contra gripe. O grupo de crianças continua sendo o de menor cobertura, com 17.243 doses aplicadas, equivalente a 64,25 % do total, seguido das grávidas, 64,49%. A meta de 90% foi atingida em todos os demais grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, 107.12%; puérperas, 96,37; idosos, 97,40%; e profissionais de educação,115,58%.

Em seu portal de notícias, o Ministério da Saúde (MS) faz um alerta: mais de 40 crianças com até 5 anos já morreram no Brasil este ano vítimas de complicações relacionados à gripe. “Os dados são maiores que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram 14 mortes, e acende um alerta para pais e responsáveis levarem os pequenos aos postos de vacinação”, chama a atenção a nota.

As vacinas estarão disponíveis nas 63 unidades básicas de Saúde (UBS); no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, térreo; e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, 772, Centro (para as crianças), e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco (para pessoas com mais de 60 anos).

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nas pessoas que apresentam doença aguda grave.


ACESSA.com - Vacina??o contra gripe ? ampliada para crian?as de 5 a 9 e adultos de 50 a 59