Quinta-feira, 16 de agosto de 2018, atualizada às 18h10

Dia 'D' de vacinação contra Sarampo e Poliomielite acontece neste sábado

Da redação

Cerca de dez mil crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas no próximo sábado, 18 de agosto, durante o Dia 'D' de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite. A expectativa é do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), que organiza, em parceria com as unidades básicas de Saúde (UBSs), este dia especial, com objetivo de ampliar o acesso da população a imunização que é a única forma de prevenção contra as doenças. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 95% do público-alvo. Aproximadamente, 850 profissionais serão distribuídos em 69 postos na cidade para atender à população.

Os locais de vacinação serão as 63 UBSs, Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (Dsca), e Igreja do Bairro Bairu, onde os atendimentos serão das 8h às 17h.

Além desses postos, participarão os shoppings Independência, Jardim Norte e Santa Cruz, funcionando das 10h às 17h. Os profissionais de saúde também poderão aplicar outras vacinas, caso o cartão vacinal da criança não esteja em dia.

Para imunizar os filhos, os pais ou responsáveis devem levar o cartão vacinal dos pequenos. De acordo com a médica do Dvea, Sônia Rodrigues, “no Brasil não há casos de poliomielite desde 1989, mas há registros em três países, fazendo com que ainda exista o risco de contaminação, sendo necessária a manutenção da taxa de vacinação no país. Com relação ao sarampo, é doença que passa de pessoa para pessoa, e como a vacina é o único meio de prevenção, para evitar um surto no Brasil”.


ACESSA.com - Dia 'D' de vacina??o contra Sarampo e Poliomielite acontece neste s?bado