Sábado, 11 de maio de 2019, atualizada às 11h

Professor e psicólogo lança livro sobre Angústia Existencial

Jorge Júnior
Editor

Nesta terça-feira, o professor e psicólogo André Luiz Salles vai lançar o livro "Angústia Existencial - Psicologia à Luz de Kierkegaard, com selo da Juruá Editora. O evento está marcado para às 19h, no CES, da Rua Halfeld, durante o IV Seminário de Psicologia Saúde Mental na Contemporaneidade: desafios do existir .

Questionado sobre o interesse pelo tema, o especialista explica que surgiu quando ele estava fazendo pós-graduação em fenomenologia e existencialismo. “Com  as disciplinas das filosofias da existência eu fiquei mais próximo e queria compreender melhor o assunto. Mais tarde, no mestrado, estudei angústia em Kierkegaard (filósofo, teólogo, poeta, crítico social e autor religioso dinamarquês que é amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista). Basicamente, a obra é uma síntese do que é a angústia para o Kierkegaard”, destaca o autor.

Segundo o professor, nos dois anos de mestrado ele teve que buscar livros fora do país para a pesquisa. “O tema é limitado no Brasil, apesar de aparecer também em Sartre e Heidegger. Além da questão pessoal, como psicólogo tive que fazer estudos de terminologias filosóficas e religiosa”, completa.

André Salles enfatiza que a angústia não tem relação com doenças, como depressão, por exemplo. “É importante frisar que a angústia existencial é diferente. Não tem nada haver com uma doença. Ela é uma qualidade flexível, que está em todo indivíduo, segundo o filósofo. Não está em caráter de doença, desvio e não é patologia. Outro fator que  vale destacar é que não existe um diagnóstico de angústia existencial. Essa angústia é uma proposta para falar do dia a dia do ser humano. Não é uma doença que necessite de um remédio para ser tratada, mas uma condição em todo indivíduo, que não é boa e nem má, mas ambígua”.

O público para qual a obra foi escrita é profissionais da área de psicologia, filosofia e religião. “O conteúdo amplia e ilumina o tema com vistas a contribuir para as habilidades do psicólogo que utiliza esta temática em seu trabalho psicoterápico ou não. Isto é, mostra os elementos intrínsecos e extrínsecos da angústia que possam viabilizar a compreensão das descrições que aparecem não só no setting terapêutico, mas também em outras possíveis práticas no âmbito da psicologia, em especial a de perspectiva fenomenológico existencial”.

ACESSA.com - Professor e psic?logo lan?a livro sobre Ang?stia Existencial