• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 26 de agosto de 2019, atualizada às 16h33

    PAM Marechal oferece tratamento de combate ao fumo

    Da redação

    Para conscientizar população sobre os males causados pelo consumo do cigarro, ocorre nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, panfletagem no térreo do Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal), na Rua Marechal Teodoro. Durante ação, os envolvidos com o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) vão informar sobre o tratamento gratuito oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam parar de fumar.

    Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do seu bairro, para receber as primeiras orientações. Caso seja morador de área descoberta, deve procurar o Serviço de Controle, que funciona na sala 103 no primeiro andar do PAM Marechal, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Ou entrar em contato pelo telefone 3690-7714.

    Tratamento

    O tratamento do tabagismo no PAM Marechal utiliza a Abordagem Cognitivo- Comportamental (ACC). Trata-se de uma técnica de aconselhamento pautada na orientação para a mudança de comportamento em relação à dependência física, comportamental e psicológica do tabaco. Ou seja, é o aprendizado de estratégias para resistir à compulsão por fumar, visando a cessar e prevenir as recaídas. Além disso, caso necessário, o paciente com dificuldade para iniciar a desintoxicação recebe apoio medicamentoso.

    Inicialmente, o paciente é chamado para uma reunião de sensibilização, onde são repassadas informações sobre os malefícios do tabagismo, benefícios ao parar de fumar e orientações gerais sobre o tratamento. Desse encontro, o paciente sai com consulta agendada e o cronograma de dez sessões que compõem o tratamento, totalizando seis meses.

    Palestra para adolescentes

    Reconhecendo o tabagismo como doença, o Secoptt estabeleceu como estratégia o foco na experimentação e iniciação, que ocorrem principalmente entre adolescentes e jovens. Para isso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o setor vai promover uma palestra sobre o assunto nesta terça, 27, para os usuários da ONG Amigos Mãos Abertas, do bairro Carlos Chagas.

    Em 2019, a proposta é continuar impulsionando o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio deste ano: “Tabaco ou Saúde – O Uso Do Narguilé”. Desta forma, pretende-se alertar a população sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde, sendo fatores de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.