• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 17 de setembro de 2019, atualizada às 11h39

    Sobe para nove o número de possíveis casos de sarampo em Juiz de Fora

    Da redação

    O número de casos possíveis de sarampo sobe para nove em Juiz de Fora. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde divulgadas nesta terça-feira, 17 de setembro, outros quatro pacientes com sintomas estão sob investigação, e uma nova confirmação da doença foi registrada na cidade. Assim, chega a três o total de casos confirmados e seis os ainda em análise.

    O novo registro de confirmação de sarampo foi de um homem, de 43 anos, morador do bairro Nova Horizonte, sem histórico de vacinação. A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária realizou a investigação do caso, onde foi constatado que o paciente esteve em contato com familiares que viajaram para São Paulo, região onde há surto da doença. Ele é tio do adolescente de 16 anos cujo caso já foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Através de exames de critério clínico epidemiológico, o caso foi confirmado como de sarampo, com vínculo importado.

    As outras duas confirmações foram de um adolescente, 16, e de uma criança, sexo feminino, de um ano, moradora do Bairro Aeroporto. Ambos são considerados, de acordo com os padrões de avaliação do Ministério da Saúde, como importado.

    Casos sob investigação

    Além da mulher, 41, mãe do adolescente, de 16 anos, cujo o caso foi confirmado, e da criança, sexo feminino, de um ano e nove meses, moradora do Bairro Morro da Glória, que já tinham sido divulgados, a Secretaria de Saúde divulgou outros quatro casos. São eles: uma criança, sexo masculino, de um ano e nove meses, residente do bairro Nossa Senhora Aparecida. Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra biológica da paciente, que foi enviada para análise laboratorial; outra criança, sexo feminino, de um ano e um mês, residente do bairro Ipiranga. Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra biológica da paciente, que foi enviada para análise laboratorial; uma mulher, 20 anos, residente do bairro Marumbi, com uma dose da vacina registrada. A equipe do setor realizou a investigação do caso, onde foi constatado que a mulher esteve em São Paulo, região onde há surto da doença. Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra biológica da paciente, que foi enviada para análise laboratorial; e uma criança, dois anos e 10 meses, residente do bairro Democrata. Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra biológica da paciente, que foi enviada para análise laboratorial.

    Os casos suspeitos foram enviados análise laboratorial, em Belo Horizonte, para descartar ou comprovar os casos por meio de exames mais complexos, como o de sorologia.

    O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) realizou avaliação preliminar de todos os casos e quando, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (MS), foi necessário realizou a ação de bloqueio vacinal.

    Cobertura Vacinal

    Segundo dados do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde (SS), na última campanha de vacinação contra o sarampo, realizada em 2018, a cobertura atingiu o índice de 95,68%.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.