Sexta-feira, 4 de outubro de 2019, atualizada às 16h17

Juiz de Fora tem ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Da redação

As unidades básicas de Saúde (UBSs) em Juiz de Fora estão ampliando as ações de conscientização durante a campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama e do colo do útero. Visando o acesso das mulheres aos serviços oferecidos, alguns dos postos abrirão em horário alternativo ao longo deste mês. É o caso das UBSs dos distritos de Monte Verde e Torreões, e dos bairros Progresso, Alto Grajaú, Retiro, Parque Guarani, Milho Branco, Monte Castelo, Jóquei 1, Cidade do Sol, São Pedro, Vila Ideal, Vila Esperança e São Sebastião, que ficarão abertas neste sábado, 5, de 7h às 11h e de 13h às 17h.

Também estarão disponíveis em algumas unidades os serviços de aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC), exames clínicos, solicitação de mamografias e orientações diversas e individuais.

Este mês, a Secretaria de Saúde (SS) disponibilizará a programação da campanha Outubro Rosa nas demais unidades de saúde.

Iluminação

Além disso, o Morro do Cristo recebeu iluminação especial para marcar a luta contra o câncer. A iniciativa surgiu do Setor Elétrico e de Iluminação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav). A ação busca propagar a ideia por todo o Município, com a finalidade de divulgar a necessidade da conscientização de diversos segmentos da sociedade. A nova iluminação, com o colorido especial, permanecerá até o final da campanha.

Atendimentos Estácio de Sá

Unindo-se à campanha, o Consultório de Enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realizará, gratuitamente, exame preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau) e exames clínicos das mamas, com solicitação de mamografia para mulheres com mais de 50 anos (será preenchida ficha para a paciente entregar na unidade básica de saúde solicitando o exame).

Os atendimentos são realizados em três turnos - terça, quarta, quinta e sexta-feira pela manhã; segunda e terça-feira à tarde; e de segunda a sexta-feira à noite. Para agendar o atendimento, basta entrar em contato pelo telefone 3249-3600 ou comparecer ao Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, localizado à Avenida Presidente João Goulart, 600, Bairro Cruzeiro do Sul.

O consultório, que é coordenado pela professora Eliana Amaro, realiza também acompanhamento pré-natal de gestantes de baixo risco, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, bem como outros serviços relacionados à saúde da mulher.

ACESSA.com - Juiz de Fora tem a?es de preven??o ao c?ncer de mama e do colo do ?tero