Segunda-feira, 14 de outubro de 2019, atualizada às 15h44

Vigilância Epidemiológica inicia trabalhos para segundo Liraa 2019 nesta segunda

Da redação

Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, os agentes de combate a endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, começou o segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2019. O objetivo é apurar o nível de infestação predial (IIP) no Município, para direcionar ações de combate ao vetor nos bairros com maior número de focos. Caso não chova, a previsão é de que o trabalho seja encerrado na sexta-feira, 18.

Os agentes visitarão 224 bairros, 871 quarteirões e 5.593 imóveis. Quando encontrados, os focos terão aplicação de larvicida, ou eliminados, se possível. As amostras, após o levantamento em campo, vão para o laboratório. As análises revelarão se as larvas ou os insetos encontrados são realmente vetores da dengue, zika e chikungunya. A liberação dos dados colhidos será feita pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS).

São 15 equipes nos trabalhos de vistorias em campo. Os agentes atuam sempre uniformizados e com crachá de identificação da PJF, no horário das 8h às 14h, no período do Liraa.

Em caso de dúvida e para informações sobre a vistoria, a população deve entrar em contato com o ponto de apoio central contra a dengue, pelo telefone 3212-3070.