• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sábado, 19 de outubro de 2019, atualizada às 11h07

    Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea começa neste domingo

    Da redação

    A partir deste domingo, 20 de outubro, acontece a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, em Juiz de Fora. A mobilização vai até o próximo sábado, 26, e pretende incentivar a participação do poder público e da população em atividades de estímulo à doação.

    Apenas cerca de 52 mil pessoas encontram-se no cadastro de doadores, em Juiz de Fora, representando 10% da população. Estima-se que as chances de um paciente encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 a 100 mil, por isso a importância do aumento deste banco de doadores. Quanto maior o números de cadastrados, maiores as chances do paciente encontrar uma medula compatível.

    Durante o período da campanha, as pessoas que apresentarem a carteirinha de doadores de medula óssea, na compra do ingresso no cinema do Santa Cruz Shopping, terão direito à meia-entrada. Outra atividade, que estende a semana, está marcada para ao dia 31 de outubro, quinta-feira, às 14h, onde o hematologista, Angelo Atalla, ministrará um bate-papo sobre a importância da doação de medula, no auditório do prédio da Cesama, que fica na Avenida Rio Branco, 1843, 11ª andar, centro.

    A semana foi instituída a partir da lei n°13.368, de 2016, do vereador Zé Márcio Guedes - Garotinho (PV). A ação inicia, anualmente, no dia 20 de outubro, data de falecimento do médico americano Edward Donnall Thomas, considerado o pai do transplante de medula óssea.

    Como se tornar doador?

    Para se tornar um doador, é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 55 anos e esteja em bom estado de saúde. Além disso, ela deve comparecer no Hemocentro de Juiz de Fora (Hemominas), das 7h às 12h, localizado na rua Barão de Cataguases, no bairro Santa Helena. Durante o cadastro, será colhido uma amostra de 5 ml de sangue para teste de compatibilidade.

    As informações genéticas do doador e do paciente ficarão disponíveis no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Saiba mais detalhes sobre como acontece a doação.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.