Por



Artigo
Nutricionistas
::: 30/11/2006

Na ?ltima Pesquisa de Or?amento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), durante os anos de 2002 e 2003, estimou-se que cerca de 40% dos indiv?duos adultos do Pa?s apresentam excesso de peso, n?o havendo diferen?a substancial entre homens e mulheres. Apesar dos altos ?ndices no Brasil a profiss?o de nutricionista n?o vem sendo utilizada como deveria. Em muitos planos de sa?de os usu?rios n?o tem acesso a esse tipo de especialista. Os perigos da m? alimenta??o e a impost?ncia de h?bitos saud?veis para a popula??o muitas vezes s?o passadas por profissionais que n?o s?o especialistas no assunto.

Em Juiz de Fora, a nuticionista Wanessa Fran?oise da Silva, de 27 anos, realizou uma pesquisa na Unidade B?sica de Sa?de (UBS) do bairro Marumbi e entrevistou pacientes e profissionais que atuam na ?rea e procurou saber como eles se baseiam para trabalhar, j? que em Juiz de Fora n?o existe nutricionista no SUS. As UBS s?o compostas por cl?nico geral, enfermeiro e assistente social que atendem para o Programa Sa?de da Fam?lia.

Pelo trabalho intitulado: "Implementa??o da educa??o no servi?o p?blico de sa?de: vis?o dos profissionais e usu?rios" Wanessa recebeu men??o honrosa na categoria especializa??o e espera sensibilizar o governo a ver com melhores olhos a profiss?o. "Num pa?s em desenvolvimento isso ? comprometedor. A gente tem uma popula??o de baixa renda com crian?as que tem obesidade", revela.

No trabalho realizado na UBS ela chegou a conclus?o que muitos profissionais que trabalham na ?rea de educa??o nutricional n?o cursaram a disciplina e sentem falta de maior quantidade de material sobre o tema e o aux?lio de um nutricionista. Tamb?m foram entrevistados 306 usu?rios, 97% deles acreditam que a alimenta??o interfere na qualidade de vida edizem serem v?lidas as informa?es que recebem atrav?s do SUS, mas que gostariam de um contato com um nutricionista.

Nas escolas municipais

Segundo Wanessa, Juiz de Fora tem dois nutricionistas que trabalham nas escolas municipais. "A obriga??o ? de ter nutricionista para merenda escolar. Toda prefeitura tem um nutricionista no seu quadro. Mas como s?o poucos eles ficam numa situa??o em que ficam voltados para quest?es burocr?ticas, para busca de licita?es para compras de alimentos e acabam ficando presos no gabinete. N?o conseguem fazer visitas muitas vezes nas escolas. Imagina Juiz de Fora que tem 2 nutricionistas para atender mais de 56 mil crian?as", indaga.

Segundo a lei do Conselho de Nutricionistas o n?mero teria que ser maior j? que ? determinado um nutricionista para cada 10 mil crian?as.

Wanessa diz que ? de suma inport?ncia a divulga??o de campanahs atrav?s de palestras que possam esclarecer ? popula??o sobre uma vida mais saud?vel atrav?s da alimenta??o. "Esse ano teve uma atividade interessante na Amac em rela??o a elabora??o de cartilhas. Fizemos palestras voluntariamnete em UBS e estou participando de um projeto da UFJF como colaboradora de reeduca??o alimentar, de certa forma estamos iniciando mas tem muito ainda que investir".

Planos de s?ude
Na maioria dos planos de sa?de os usu?rios n?o t?m acesso a essa especialidade. Para o nutricionista Arnaldo Pinheiro trata-se de um erro muito grave. "A alega??o que ? que a ANS n?o obriga a ter nutricionista. Eles n?o valorizam o profissional. ? uma coisa que vem Da esfera federal, gasta-se mais dinheiro tratando de sa?De do que da preven??o", critica Arnaldo. "O governo federal tem que acordar e colocar a nutri??o educacional no ensino m?dio e obrigar os planos a terem nutricionista", .

J? um plano de sa?de da cidade, atrav?s de sua assessoria, diz que trabalha somente com m?dicos e que nutricionista n?o ? m?dico, alegando que tem uma faculdade espec?fica para nutri??o. Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com