O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a segunda fase de distribuição das doses de vacinas contra a covid-19 às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS).

A remessa totaliza 356,3 mil doses - imunizantes da AstraZenaca e da CoronaVac (simultaneamente).

Logística

Logo cedo, o caminhão refrigerado começou a entrega, levando 173,3 mil doses de vacinas para o aeroporto da Pampulha. A logística de distribuição inclui a acomodação de doses em caixas etiquetadas com informações sobre o fabricante e o número do lote. Esta remessa totalizou 32 caixas.

Na sexta-feira (29/1), a mesma operação, com outras 15 caixas e 79,540 mil doses serão distribuídas também seguindo os protocolos de armazenagem e despacho.

Transporte aéreo

As vacinas serão transportadas, via aérea, a partir do seguinte esquema de distribuição: 47 caixas para as Unidades Regionais de Saúde, entre quinta e sexta-feira, exceto para a URS de Belo Horizonte, que buscará 21,860 mil doses da CoronaVac e 23,5 mil doses da AstraZeneca na Rede de Frio (centro de chegada e distribuição das doses, localizado no bairro Gameleira).

Mapeamento

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, avalia o esquema de distribuição , que tem sido capilarizado para atender aos 853 municípios do estado, o mais rápido possível.  

“Para nós, é muito importante sabermos que todos os municípios receberão as doses de forma igualitária, podendo iniciar, ao mesmo tempo, suas campanhas”.

A SES-MG destaca que a logística eficiente e segura da primeira dispersão se repetirá com o uso de aeronaves das frotas dos órgãos de Segurança Pública do Estado: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Três aviões e dois helicópteros fazem a entrega dos imunizantes em voos que decolam às 8h, 8h30 e 9h na quinta (28/1) e na sexta-feira (29/1).

“O planejamento logístico desta distribuição foi pautado pela segurança e por critérios de isonomia, atendendo a todos os municípios”, assinala o secretário-adjunto Marcelo Cabral. Segundo ele, esta é a maior razão para a operação ser feita, prioritariamente, por via aérea: evitar incidentes de percurso como engarrafamentos, uma vez que as vacinas são sensíveis. A entrega aos municípios será feita a partir da segunda-feira, 1 de fevereiro, com hora marcada e escolta da Polícia Militar durante o trajeto.

Entrega

As Unidades Regionais de Saúde estabelecerão, previamente, local adequado para os veículos estacionarem, em horário agendado para a retirada das vacinas contra a covid-19.

O responsável pelo recebimento do imunizante na Unidade deverá assinar um termo de responsabilidade, formulado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, no ato de recebimento das vacinas contra covid-19.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos, é importante assegurar o intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda dose. “Também garantirmos a segurança dos imunizantes por meio de armazenamento adequado até serem entregues aos municípios”, detalha Janaína.

Veja a listagem das Unidades Regionais que receberão vacinas desta remessa aqui e no quadro abaixo.



















Trabalhadores da saúde serão imunizados em JF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que todos os trabalhadores de saúde em atividade dos hospitais de porta aberta do município de Juiz de Fora serão contemplados com a vacinação. "Cumpre esclarecer que o segmento “trabalhadores da área da saúde” inclui profissionais da saúde, profissionais de apoio, entre outros profissionais envolvidos no contexto local de trabalho dos serviços de saúde, de acordo com o estabelecido e especificado no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 publicado pelo e atualizado pelo Ministério da Saúde em 25 de janeiro de 2021", destacou a nota.

Na fase inicial vacinamos prioritariamente:
- as equipes de vacinação envolvidas na vacinação dos grupos de prioridade elencados;
- trabalhadores das Instituições de Longa Permanência e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
- Pessoas idosas (mais de 60 anos) residentes em Instituições de Longa Permanência (Institucionalizadas);
- Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência, públicos e privados, envolvidos diretamente na atenção/referência de casos de Covid-19 dos hospitais de porta fechada.

Dando seguimento, vacinaremos todos os trabalhadores de saúde dos “hospitais de porta aberta”, trabalhadores de saúde da Atenção Básica e demais trabalhadores de saúde dos hospitais de porta fechada.

Toda a vacinação está sendo feita pelas equipes da Prefeitura de Juiz de Fora e conta com registro nominal.

Outras informações serão divulgadas nesta sexta, dia 29, em coletiva de imprensa para apresentação do processo de imunização até o momento, e apresentação das próximas etapas da vacinação no município. O encontro será realizado às 14h30, no anfiteatro do 1º andar da sede do governo municipal, na Avenida Brasil, 2.001, no Centro.

ACESSA.com - Governo de Minas distribui mais 356,3 mil doses de vacinas contra covid-19