Terça-feira, 31 de março de 2020, atualizada às 11h50, atualizada às 18h15

Sobe para 31 o número de casos confirmados de coronavírus em Juiz de Fora, segundo PJF

Jorge Júnior
Editor

Juiz de Fora tem mais dez casos confirmados do coronavírus, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta terça-feira, 31 de março. Com isso já são 23 confirmações.

O município é a segunda cidade de Minas com mais casos. Nova Lima, que aparecia em segundo lugar nos últimos boletins, está com 20 confirmações e Belo Horizonte lidera com 163 casos. Em quarto lugar aparece Uberlândia (10), seguida de Divinópolis (9).

No total são 294 notificações, 272 casos suspeitos e nove descartados.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do município, Juiz de Fora tem 31 casos confirmados de coronavírus, 351 suspeitos e sete óbitos em investigação. Questionada sobre essa divergência, a SES explicou: "assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado. O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário. Reforçamos, ainda, que todas as informações que dispomos sobre coronavírus em Minas Gerais são publicadas no referido boletim".

Segunda morte por coronavírus é confirmada em Minas Gerais

Em Minas Gerais, a segunda morte foi confirmado também nesta terça-feira. A vítima é um homem, de 66 anos, morador de Belo Horizonte, portador de cardiopatia e diabetes mielitus. "O exame foi detectável por RT-PCR em laboratório da rede privada. Com amostra para realização de swab, também, na Fundação Ezequiel Dias."

Na segunda-feira, a primeira morte também foi confirmada em Belo Horizonte. Trata-se de uma mulher, de 82 anos. Ela foi internada no Hospital Biocor, em Nova Lima no dia 21, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI no dia 23, quando foi coletado Swab para pesquisa de COVID-19. Segundo a SES, a paciente apresentava doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Ela faleceu neste domingo, 29. O exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.

Até o momento são 34.224 casos suspeitos para COVID-19 e 275 casos confirmados no Estado.

Além disso, o Estado tem 61 óbitos suspeitos, sendo 19 descartados para COVID-19 e 40 óbitos em investigação.

Municípios que tiveram casos confirmados:

Município de residência n
Alfenas 1
Belo Horizonte 163
Betim 5
Boa Esperança 1
Bom Despacho 1
Campo Belo 1
Campos Altos 1
Carmo do Cajuru 1
Contagem 5
Coronel Fabriciano 1
Divinópolis 9
Extrema 1
Governador Valadares 2
Guimarânia 1
Ipatinga 1
Juiz de Fora 23
Lagoa da Prata 2
Manhuaçu** 1
Mariana 2
Muriaé 1
Nova Lima 20
Patrocínio 1
Poços de Caldas 2
Sabará 3
Santa Luzia 1
São João del Rei 2
Serra do Salitre 1
Sete Lagoas 2
Timóteo 1
Uberaba 3
Uberlândia 10
Unaí 1
Em investigação 5

Com informações de