Serviços e com?rcio esperam incremento nos negócios

Por

Serviços e comércio esperam incremento nos negóciosEm função da realização de eventos como o Rainbow Fest e o Miss Brasil Gay, hotéis, restaurantes, bares, entre outros, apostam no aumento do movimento

Aline Furtado
Repórter
9/8/2010

A semana é de expectativa para os setores de serviços e para o comércio de Juiz de Fora. O motivo é a realização da 8ª edição do Rainbow Fest e do 34º Miss Brasil Gay, que ocorrem, respectivamente, até o próximo domingo, 15 de agosto, e no sábado, dia 14.

De acordo com o gerente de um restaurante da cidade, Marcos Villaça, está sendo aguardado movimento intenso a partir da próxima sexta-feira, dia 13. "Embora os eventos tenham início no meio da semana, a tendência, de acordo com o que vem sendo percebido nos anos anteriores, é que os turistas cheguem à cidade na sexta-feira." Villaça afirma estar se preparando para maior procura. "É preciso reforçar o estoque de mercadoria."

O gerente comercial e de marketing de um hotel da cidade, Gio Ahmad, afirma que grande parte dos turistas vem de capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. "Já percebemos aumento de 30% nas reservas em comparação com dias normais. A chegada da maioria das pessoas que efetuaram a reserva está marcada para a tarde de sexta [13] ou para a manhã de sábado [14]."

Contudo, Ahmad lembra que a alta procura não deve ser atribuída somente ao Rainbow Fest e ao Miss Brasil Gay. "Este período coincide com a exposição agropecuária de Três Rios [cidade fluminense, localizada próxima a Juiz de Fora], além de eventos corporativos marcados para Juiz de Fora."

Segundo informações da diretoria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, já foi verificado incremento entre 40% e 45% nas reservas de hotéis. A tendência é que o percentual atinja níveis entre 95% e 96% até o final da semana.

Vendas tímidas

Segundo informações da assessoria de imprensa do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Juiz de Fora, o impacto para os lojistas não é tão grande quanto o gerado no setor de serviços. Além disso, como a chegada de turistas ocorre, na maioria dos casos, no final de semana, quando as lojas não estão abertas, as vendas não sofrem grande impulsão.

Ainda assim, a vendedora de uma loja de bijuterias, Wanessa Sacramento Marques, está confiante.  "Muitas pessoas, inclusive transformistas, deixam para comprar acessórios na última hora. Esperamos vender cerca de 20% a mais em comparação com os outros dias." Segundo ela, as peças de maior saída são as confeccionadas com strass, além das coloridas.

Também acreditando no aumento das vendas, a gerente de uma loja de calçados, Ana Paula de Castro, afirma que a volta da realização da Parada Gay no sábado é positiva. "As pessoas vêm à rua devido ao movimento no Calçadão. Isso acaba sendo bom para o comércio."

Roteiros

Com o objetivo de incrementar ainda mais o turismo na cidade, este ano, estão sendo oferecidos pacotes que movimentam Juiz de Fora durante o Rainbow Fest e o Miss Brasil Gay. "Nossa intenção é mostrar o que há de bom para se fazer aqui, fazendo com que os turistas não fiquem limitados aos eventos principais e ao hotel", afirma a gerente administrativa da empresa responsável pela novidade, Thaís de Oliveira Lima.

Divididos em três categorias, Ouro, Prata e Bronze, os pacotes incluem os eventos que fazem parte da programação oficial; hospedagem por dois ou três dias; festas; transporte; city tour, com visitas a bares, restaurantes e casas noturnas de Juiz de Fora; além de guia bilíngue.

Denominados Juiz de Fora: o Glamour do Arco-Íris, os roteiros são fruto de uma parceria entre uma empresa direcionada ao turismo, o Movimento Gay de Minas (MGM) e a organização do Miss Brasil Gay. Os investimentos podem variar de R$ 282, o pacote Bronze, a R$ 618, o pacote Ouro. A gerente destaca que os roteiros estão sendo divulgados em agências e instituições relacionadas ao público gay de centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. "A capital de Minas é a que registra menor procura."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

 
Os pacotes serão limitados e vendidos por agências de turismo em todo Brasil, a partir do dia 21 de julho. Mais informações pelos telefones: (32) 3313-8774 ou (32) 8803-8630.
Últimas Notícias