Viaje o ano todo Para aproveitar melhor sua viagem, fique atento ao que cada
local vai oferecer em cada ?poca do ano


Priscila Magalh?es
Rep?rter
08/04/2008

H? op??o para aqueles que gostam do calor do ver?o, do frio, das cidades mais tranq?ilas e das mais charmosas. Se no Brasil n?o tem neve, por exemplo, v? onde ela est?, mas fique atento ? ?poca do ano para n?o se decepcionar com o passeio.

O agente de turismo Roberto Freitas (no v?deo), diz que a temporada de viagens para a Am?rica do Sul est? aberta e os destinos mais procurados s?o Chile e Argentina, por causa dos esportes de inverno. "At? agosto, est? mais frio nesse lugares, ent?o Bariloche, Lagos Andinos, e a Patag?nia s?o boas pedidas".

Mas n?o ? s? no exterior que existem op?es para quem gosta do frio. No Sul, destinos muito procurados no inverno s?o as Serras Ga?chas e Gramado. "Neste caso, n?o h? baixa temporada, j? que no frio tamb?m ? caro".

Prefere sol e calor? A dica de Roberto ? aproveitar o litoral brasileiro, principalmente o Nordeste. "J? estamos na baixa temporada e podemos encontrar passeios por pre?os mais baixos". Para ele, as melhores op?es s?o Natal, Jo?o Pessoa e Porto de Galinhas. "S?o locais muito bem preparados, por isso atraem tantos turistas. Est?o prontas a receb?-los", completa.

Foto da Costa do Sau?pe Foto de Porto de Galinhas

No ver?o, a sua sugest?o ? Porto de Galinhas, onde h? parques aqu?ticos, tem?ticos, litoral lind?ssimo e fen?menos com a mar?. "Para completar ? um lugar que oferece um certo conforto e n?o ? muito caro". Fernando de Noronha, apesar de ser muito bonito, deve estar inserido em um pacote com outros pontos tur?sticos. L?, os passeios s?o muito r?pidos por causa das ?reas de preserva??o ambiental, onde ningu?m pode visitar. Ent?o, podemos ver tudo o que tem l? em pouco tempo, cerca de dois dias".

Se a id?ia ? fazer um Cruzeiro pela costa do pa?s, tamb?m deve-se observar a ?poca. N?o ? sempre que um navio atraca nos portos para levar turistas brasileiros a esses passeios. "Eles v?m da Europa e Argentina e costumam ficar por aqui de dezembro a mar?o".

Mesmo dando essas dicas, o agente diz que, no Brasil, ? dif?cil definir a melhor ?poca para viajar, levando em considera??o as esta?es do ano. "Temos todas as esta?es em qualquer ?poca, mas se quiser sol, a dica ? priorizar o Nordeste, onde tem sol o ano todo".

Foto de guia tur?stico Foto de guia tur?stico

O mesmo ele diz para os pa?ses da Europa e para os Estados Unidos, onde durante todo o ano ? ?poca. "Os primeiros s?o vendidos pelo charme dos lugares e o ?ltimo pelas facilidades e interc?mbio". A China ? um pa?s que est? em alta neste ano, por causa dos Jogos Ol?mpicos. "? uma boa pedida, mas j? est? um pouco em cima da hora para come?ar a programar".

Estrat?gias

No Brasil, a alta temporada ? a que vai de setembro a mar?o. ? quando a maioria dos brasileiros quer viajar e, por isso, tudo ? mais caro. "Passagens, hospedagens, passeios. Tudo aumenta de pre?o", afirma o agente. Ent?o, tudo depende das estrat?gias que as ag?ncias de turismo adotam para vender os pacotes em determinadas ?pocas e locais.

? muito comum as pessoas que moram perto do litoral quererem continuar conhecendo outras cidades que t?m praia. E o mesmo acontece para quem vive no interior. "Dessa forma, no interior talvez vende-se mais f?cil os pacotes para o sul do pa?s. Tudo depende do que as ag?ncias est?o oferecendo e dos valores", explica.