Aniversário dos dez anos do Portal ACESSA.com

Por

Juiz de Fora tem o maior portal de conte?do da regi?o Em dez anos de atua??o, o Portal ACESSA.com tornou-se
refer?ncia no jornalismo online em Juiz de Fora e regi?o

S?lvia Zoche
Subeditora
26/05/2008

O primeiro portal de conte?do de Juiz de Fora completa nesta segunda-feira, dia 26 de maio, dez anos de "crescimento e profissionalismo" (releia a mat?ria de lan?amento no arquivo). ? com estas caracter?sticas que a editora chefe do ACESSA.com Ludmila Gusman define, atualmente, o Portal que j? se tornou refer?ncia em Juiz de Fora e regi?o.

"Ao longo de todos estes anos, procuramos acompanhar a evolu??o do jornalismo na internet e fazer do Portal ACESSA.com um ve?culo de credibilidade n?o s? na cidade, mas devido ao alcance da internet, em v?rias cidades do pa?s e at? do mundo", comenta.

O antigo JF Service - primeiro nome dado ao site de not?cias, que surgiu com o objetivo de se tornar um ve?culo de comunica??o que divulgasse Juiz de Fora, na rede - contabiliza atualmente um milh?o de acessos ?nicos por m?s. Dados que para Juiz de Fora s?o extremamente satisfat?rios.

"Levando em conta que somos um ve?culo da rede, ficamos felizes em saber que, apesar do nosso foco local, o Portal gera tanto interesse em outras localidades a ponto de divulgar o nome de Juiz de Fora dessa forma", ressalta a editora geral.

O Portal ? lembrando tamb?m por ter a primeira coluna virtual de Juiz de Fora e o primeiro supermercado virtual (Click Mart), lan?ados em 1998. Um ano antes, Juiz de Fora ganhou na internet o JF Im?veis, onde imobili?rias parceiras do Portal colocavam an?ncios de seus im?veis para os internautas consultarem online. Tudo gratuitamente.

Em 2001, foi a vez do lan?amento do Guia de Direitos Humanos, Se??o onde as pessoas podem, at? hoje, consultar as institui?es filantr?picas de Juiz de Fora que se cadastraram no Portal.

O ACESSA.com possui hoje mais de vinte cadernos dos mais variados temas, com produ??o em m?dia de 240 novas mat?rias mensais, com uma equipe composta por quatro jornalistas, dois webdesigners e um programador, al?m de dois estudantes em jornalismo que t?m a oportunidade de, juntamente com um jornalista respons?vel, conhecer o dia-a-dia da profiss?o.

P?blico

Segundo os dados do Google Analytics- ferramenta do Google para estat?sticas de acesso-, s? no ?ltimo ano (per?odo que compreende 26 de maio de 2007 a maio de 2008) o Portal ACESSA.com registrou uma m?dia de 11.742.614 visitas, 6.734.155 visitantes ?nicos, 26.221.586 exibi?es por p?gina e um acr?scimo de mais de 60% de novos internautas.

A maioria dos acessos do Brasil vem, al?m de Juiz de Fora, das cidades de Belo Horizonte, S?o Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Bras?lia, Salvador, Rio de Janeiro e Goi?nia. "Recebemos in?meros emails de pessoas que leram o conte?do e que entram em contato com nossas fontes para pegar informa?es. Essa ? a grande magia da internet", comenta Ludmila.

Al?m das cidades brasileiras, o Portal ACESSA.com registra grande n?mero de acessos vindos de Portugal, Estados Unidos, Jap?o, Alemanha, Fran?a, It?lia. "Temos muito retorno de juizforanos que moram fora do pa?s e que acompanham as not?cias, atrav?s do Portal", diz a editora.

Interatividade

Desde 2006, o Portal segue a tend?ncia de um jornalismo factual e abrang?ncias de not?cias da regi?o. A iniciativa mais recente foi o lan?amento da primeira coluna virtual regional em que o Portal abre espa?o para que pessoas das mais diferentes cidades da Zona da Mata possam divulgar os acontecimentos atrav?s do colunismo social.

Mas isso n?o significa que mat?rias sobre comportamento, que sempre fizeram e ainda fazem sucesso, foram deixadas de lado. Os cadernos Mulher, S? Sabor, Casa & Etc, Xiis! est?o entre os mais acessados.

E a participa??o do p?blico no Portal chega de v?rias formas. O link Sua Not?cia ? o espa?o para os internautas enviarem not?cia ou foto de determinado acontecimento, sempre confirmado e certificado por um jornalista do Portal. Outras formas de interatividade s?o atrav?s de enquetes, envio de sugest?es de receitas, eventos de Juiz de Fora e regi?o para a Agenda Cultural e e-mails.

Outro espa?o ? a Se??o M?o na Massa para que as pessoas enviem fotos de um c?modo da casa para ser analisado por um arquiteto, que vai estudar a "reforma" do espa?o, sugerindo uma id?ia para melhorar o ambiente.

Entre as presta?es de servi?os, destacam-se o Mapas ACESSA.com (ilustra??o abaixo), o primeiro servi?o online que ajuda o internauta a se encontrar em Juiz de Fora e o Boletim ACESSA.com, mais um servi?o gratuito do Portal, que envia para os assinantes os destaques jornal?sticos da semana e Agenda Cultural.

O servi?o de Vagas em Rep?blica ? usado por diversas pessoas. ? um espa?o para procura ou oferecimento de vaga para morar em Juiz de Fora ou em qualquer cidade do pa?s. Neste espa?o, o pr?prio internauta faz o cadastro e seu an?ncio fica no ar por um per?odo de 30 dias.

Iniciativas in?ditas

Com o objetivo de abordar quest?es de ra?a, g?nero, cidadania e defici?ncia com acessibilidade a todas as pessoas, o caderno Direitos Humanos ganhou um novo enfoque em 2006. A partir desta data, o Portal desvinculou a express?o "direitos humanos" de filantropia e ajuda ao pr?ximo.

Segundo a editora do portal, as informa?es deste canal aborda diversos temas, como cidadania, desigualdade social, quest?es ligadas ? homossexualidade e lutas das pessoas com defici?ncia.

O diferencial deste caderno ? que os c?digos de formata??o HTML foram adaptados para facilitar a leitura da tela por pessoas com algum tipo de defici?ncia visual, adotados desde setembro de 2006. Um dos links do caderno, o ACESS(A)ibilidade possui mat?rias de outros cadernos do portal traduzidas para Libras e em ?udio. No link sobre o Caderno, existe uma explica??o sobre como ter acesso atrav?s de teclas e acessar os links de forma mais f?cil.

O caderno Turismo tamb?m ? uma inova??o em Juiz de Fora e regi?o e surgiu devido ? car?ncia de conte?do jornal?stico voltado para a regi?o. Tamb?m em 2006, ?poca do lan?amento do caderno, a equipe do Portal percebeu a necessidade de divulgar informa?es sobre o turismo dos mais de 150 munic?pios que comp?em a Zona da Mata Mineira.

Colabora??o

Al?m dos internautas, o Portal possui colaboradores fixos, que contribuem com artigos sobre diversos temas. O caderno Astral ? o mais antigo, desde 1999, com previs?es semanais para todos os signos, caracter?sticas do Signo do M?s e Aniversariantes de Alto Astral, tudo elaborado pelo astr?logo Max Klim, pseud?nimo do jornalista Carlos Alberto Lemes de Andrade.

Entre os colaboradores mais antigos do Portal, est?o tamb?m o consultor de Marketing Roberto Monti, que escreve desde janeiro de 2001, e a psic?loga e doutora em Fonoaudiologia Cal Coimbra, que envia artigos mensais desde abril de 2001. Atualmente, o Portal conta com 14 colaboradores.

Especiais

Entre os cadernos especiais do Portal ACESSA.com, destaca-se o caderno Zona Pink, que surgiu juntamente com o JF Service em 1998 com o nome de Miss Gay e, portanto, comemora seus dez anos de exist?ncia e reconhecimento pelo p?blico. "Desde quando surgiu o caderno Miss Gay, foi uma novidade na internet", comenta Ludmila, lembrando que a cobertura dos eventos GLBT ? realizada h? dez anos ininterruptamente, mesmo quando o concurso Miss Brasil Gay saiu de Juiz de Fora.

Em 2004, o idealizador e organizador do concurso Miss Brasil Gay, Chiquinho Motta, resolveu transferir o evento para o Rio de Janeiro. Como o Portal j? cobria outros eventos GLBT da cidade desde 2001, o nome Zona Pink mostrou a abrang?ncia dada aos assuntos com o slogan Cada um na sua. Todos aqui!.

"Viramos refer?ncia para o p?blico que procura pelo Miss Gay na internet, a ponto de sermos confundidos com a organiza??o do evento. A cobertura dos eventos ? uma tarefa que n?o podemos deixar de cumprir", afirma a editora geral. Para se ter uma id?ia, Ludmila conta que cerca de dois meses antes do concurso e da Rainbow Fest, os acessos ao caderno aumentam, ficando entre os dez cadernos mais acessados.

Outros especiais s?o os cadernos de Namorados, Noivas, Dia das M?es e Fim de Ano. Este ano, as pessoas podem conferir novamente o caderno de Festa Junina e deliciar com as receitas de Inverno.

Os especiais, assim como os outros links do portal, aparecem no menu ao lado esquerdo da p?gina. O Circuito de Minas mostra os roteiros de quem quer acompanhar a programa??o tur?stica em Minas Gerais, por diversas regi?es. O especial sobre frutas mostra a variedade e os valores nutricionais, al?m de receitas que podem ser preparadas com as frutas.

O alerta para os perigos da doen?a transmitida pelo mosquito Aedes aegipty no Brasil e, especificamente em Juiz de Fora, est?o no especial Dengue, dentro do Caderno Vida Saud?vel.

A produ??o de todo o conte?do, durante os dez anos de Portal, ficam em arquivo para que os internautas possam acessar a qualquer momento. Esta ? uma forma, tamb?m, dos leitores acompanharem o progresso do webjornalismo realizado pelo Portal ACESSA.com. "Ao longo dessa primeira d?cada, n?s acompanhamos a evolu??o da internet e do jornalismo online, que ainda ? novo e, mesmo assim, n?s tentamos n?o deixar a cidade de fora deste progresso. Procuramos fazer do Portal uma refer?ncia, al?m de divulgar Juiz de Fora para o mundo", ressalta Ludmila.