Embate na ferrovia De um lado, autoridades regionais defendem a volta do trem de passageiros na regi?o. De outro, o prefeito Alberto Bejani pede a transposi??o da linha f?rrea



Renata Cristina
01/12/2006
Assista ao v?deo do discurso do presidente do Amigos do Trem, Paulo Henrique Nascimento. D? tamb?m a sua opini?o: Voc? ? a favor do retorno do transporte ferrovi?rio de passageiros na regi?o? Envie seu e-mail



Audi?ncia na C?mara Municipal de Juiz de Fora

No mesmo dia em que defensores da volta do trem de passageiros se reuniram em audi?ncia p?blica na C?mara Municipal (clique e leia a mat?ria!), para discutir sobre a implanta??o deste projeto no trecho entre Matias Barbosa e Barbacena, o prefeito Alberto Bejani encaminhou uma nota oficial ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva, solicitando a transposi??o da via f?rrea que cruza o centro de Juiz de Fora.

A medida serviria para conter a interrup??o de traf?go de ve?culos no centro da cidade. De acordo com estudos elaborados por t?cnicos da Prefeitura, o novo percurso come?aria na margem do Rio Paraibuna, logo abaixo de Matias Barbosa, seguindo o vale do Rio do Peixe, at? a regi?o de Humait?, s? retornando a Juiz de Fora na altura da DaimlerChrysler.

Desta forma, o grande sonho de trazer o passeio tur?stico e o transporte de passageiros para os munic?pios de Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da C?mara, Santos Dumont e Barbacena cairia por terra. Principalmente, no que diz respeito ao circuito tur?stico, j? que os interessados teriam que passar pelo centro das cidades para visitar museus e pontos de relev?ncia para a regi?o.

Embora o presidente da OSCIP Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, tenha enfatizado que "n?o queria nem pensar em uma transfer?ncia da linha f?rrea para outro lugar", em entrevista ao portal ACESSA.com em 23 de fevereiro deste ano, ele declarou que o pedido do Prefeito n?o altera a viabilidade do projeto, elaborado pelas Universidades Federais de Vi?osa e Juiz de Fora. "A prefeitura e o Minist?rio dos Transportes possuem t?cnicos capazes de avaliar o que ser? melhor para a cidade", acredita.

At? o fechamento desta mat?ria, o prefeito Alberto Bejani n?o havia se pronunciado sobre o assunto.

Leia a nota oficial publicada na ?ltima quinta, dia 30 de novembro:

    Of?cio protocolado no dia 29 de novembro, pelo prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, no gabinete do Excelent?ssimo Presidente da Rep?blica, Luiz In?cio Lula da Silva.

    Excelent?ssimo Senhor
    Luiz In?cio Lula da Silva
    DD. Presidente da Rep?blica Bras?lia DF

    Excelent?ssimo Senhor Presidente,
    Com os meus cordiais cumprimentos, solicito a Vossa Excel?ncia analisar a possibilidade de elabora??o de um ato autorizando o DNIT ? Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes ? a abrir processo para transposi??o da via f?rrea que cruza o centro desta cidade. O novo percurso come?aria, de acordo com estudos elaborados por t?cnicos desta Prefeitura, na margem do Rio Paraibuna, logo abaixo de Matias Barbosa, seguindo o vale do Rio do Peixe, at? a regi?o de Humait?, s? retornando a Juiz de Fora na altura da DaimlerChrysler.

    Esta medida visa a resolver o problema de interrup??o do tr?fego na cidade, que atualmente fica paralisado por cerca de 4 horas por dia, sem contar com o aumento da circula??o das locomotivas que a MRS vem programando para os pr?ximos anos.

    Certo de contar com a imprescind?vel e valiosa colabora??o de Vossa Excel?ncia para concretiza??o dos planos de desenvolvimento da cidade, principalmente no que diz respeito ? melhor ordena??o de uso do solo urbano, antecipo agradecimentos, renovando protestos de admira??o.

    Atenciosamente,

    ALBERTO BEJANI
    Prefeito de Juiz de Fora

Leia mais:
  • Nos trilhos da disc?rdia