Lim?o

Por

Lim?o Estudos comprovam que tomar o sumo do lim?o ao acordar, emagrece. A fruta tamb?m ? indicada para problemas de cistite

S?lvia Zoche
Rep?rter
25/04/2006
"Azeda feito lim?o". ?s vezes, esta frase ? usada para expressar o quanto uma pessoa est? de mal com a vida. Mas se as pessoas soubessem o quanto esta fruta ? ben?fica, ser comparada com ela tornaria-se um elogio.

A primeira caracter?stica do lim?o que, normalmente, vem ? cabe?a - al?m do azedume, ? claro - ? a riqueza em vitamina C. Quem ? que nunca ouviu falar que lim?o ? ?timo contra os resfriados? Para melhorar, as pessoas ainda acrescentam mel, o resultado ? "tira e queda".

Mas tem gente que bebe o suco do lim?o purinho, pela manh?, em jejum. Coisa de doido? Que nada! O nutricionista, Arnaldo Pinheiro, diz que h? estudos que comprovam que tomar o sumo do lim?o ao acordar, emagrece. Gostou, n?? Aquela hist?ria de tomar lim?o puro durante dez dias ? fato para quem deseja perder uns quilinhos. "No primeiro dia, a pessoa bebe o suco de um lim?o; no segundo, de dois lim?es, no terceiro, de tr?s; at? completar dez dias. Tem um m?dico que fala para tomar por 21 dias. Neste caso, depois do d?cimo dia, ela come?a a diminuir os lim?es para nove, oito...", explica.

As gr?vidas tamb?m t?m uma 'quedinha' por comer lim?o puro. E n?o ? puramente um desejo que n?o pode ser atendido, porque sen?o o beb? vai nascer com cara de lim?o. O nutricionista explica que elas t?m prefer?ncia por alimentos ?cidos por altera?es hormonais. Ela vai amar receitas que usam esta fruta. Se ela estiver com n?useas, d? um lim?o para ela cheirar que isso diminui as ?nsias.

Ah, ficou triste porque queria ter coragem de beber lim?o puro, mas a acidez da fruta vai atingir em cheio seu est?mago. Fique tranq?ilo! Arnaldo explica que o lim?o, ao ser ingerido, ? metabolizado, torna-se alcalino e aumenta seu PH. Isso quer dizer que, ao chegar no est?mago, ele perde sua acidez.

A hist?ria de que ingerir lim?o demais deixa o sangue ralo tamb?m vai por ?gua abaixo. "O lim?o purifica o sangue, tanto que ele faz o mesmo papel do AAS para quem ? card?aco. ? um excelente diur?tico, ? anti-febril, ? usado tamb?m no tratamento da artrite e gota". Aproveite e tempere a salada com lim?o. Deixe fatias ao lado do prato pra temperar a carne, seja de peixe, frango, porco ou boi. O sabor fica especial.

O lim?o auxilia quem est? com problemas de cistite, c?lculo renal e no tratamento de enxaqueca - isso porque ele ? diur?tico, como falamos antes. "? s? tomar uma limonada", diz Arnaldo. Se preferir, fa?a uma deliciosa limonada su??a ou um suco que misture outras frutas. Para tratamento estomatites e garganta inflamada, a indica??o ? fazer bochecho de lim?o com ?gua, v?rias vezes ao dia.

Al?m de vitamina C, o lim?o possui c?lcio, f?sforo, ferro, magn?sio, mangan?s, pot?ssio, s?dio e vitamina do complexo B.

Curiosidades
Outro uso do lim?o, al?m de tempero e contra doen?as: como desodorante, por sua propriedade anti-bactericida. "Ele abaixa o ph do meio (axila) e n?o deixa as bact?rias proliferarem". ? pelo mesmo motivo que o lim?o pode ser usado como antis?ptico bucal na falta do creme dental. Al?m disso, a cor e a suavidade da seda s?o mantidas, se o tecido for mergulhado numa mistura de 1 litro d'?gua com o suco de um lim?o, depois de lavado.

Para deixar metais como cobre e chumbo brilhando, ? s? usar o lim?o, que tamb?m retira o cheiro desagrad?vel de peixe e cebola das m?os. Mas cuidado. Lave bem as m?os depois de us?-lo para n?o causar queimaduras ao se expor ao sol. "Na verdade, o que provoca as queimaduras, ? o ?leo da casca, que chega a ser inflam?vel".

O melhor de tudo ? que estamos na safra do lim?o, que pode ser encontrado mais barato nos mercados e quitandas. Ent?o, aproveite e coloque esta fruta na rotina de suas compras e incremente suas refei?es di?rias.

Veja, agora, algumas receitas preparadas com o lim?o:

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.