T? chegando a hora Falta pouco para um dos dias mais esperados durante todo o ano. Confira nossas dicas de prova, detalhes da sele??o 2007 e nosso guia de estudo

Fernanda Leonel
Rep?rter
13/12/2006
Clique no ?cone ao lado para fazer o download da rela??o candidato por vaga do Vestibular 2007 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

veja

T? chegando a hora! Tremedeira, cora??o apertado ou confian?a? Qual a sua rea??o a poucos dias da primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e das provas do processo seletivo do Pism?

Calma, mo?ada! Nada de desespero. Essa ? a dica n?mero um dos especialistas. Tranq?ilidade e auto-confian?a s?o dois requisitos mais que necess?rios para entrar com o p? direito nessa nova fase da vida, que acontece todo ano com muita gente.

Bota muita gente nisso. Para se ter uma id?ia, para os processos seletivos da UFJF do ano de 2007, a Comiss?o Permanente de Vestibular registrou 37.553 inscri?es. Nos pr?ximos dias (veja o calend?rio de provas abaixo) ? esse n?mero que vai disputar uma cadeira em um dos cursos que a UFJF oferece.

Mais mulheres, diga-se de passagem! S?o 22.486 "mo?as", contra 15.067 "rapazes". E para controlar essa mo?ada toda, mais de 1.600 pessoas est?o envolvidas, entre fiscais, pessoas que aplicam as provas ou trabalham no transporte, por exemplo. Todos prontos para receber alunos que esperaram pelo dia da prova durante todo o ano.

A UFJF j? declarou: "Est? tudo pronto. S? faltam os alunos fazerem as provas". E a?? Preparado para o desafio que come?a neste final de semana? Consulte as informa?es selecionadas pela ACESSA.com e boa prova!

Novidades do processo seletivo 2007

Para quem est? com medo de ficar perdido na cidade ou quer j? se prevenir e anotar algumas informa?es importantes para quem est? em uma cidade diferente, a UFJF vai disponibilizar pela primeira vez um Balc?o de Atendimento. Sete pontos da cidade v?o abrigar bolsistas para orientar quem est? vindo de fora para fazer prova na cidade.

Os balc?es do Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH), Estudos Sociais, Centro de Ci?ncias Sociais (CCS) e Instituto de Ci?ncias Exatas (ICE) j? est?o confirmados. Fora do Campus, o ?nico lugar definido at? agora para abrigar um balc?o ? o Terminal Rodovi?rio.

foto Fl?vio Takakura Nesses Balc?es de Atendimento os candidatos v?o poder conseguir materiais de divulga??o da universidade, o manual do candidato, mapa da cidade e do campus, agenda com telefones ?teis como hot?is, farm?cias, hospitais, entre outros.

Pela primeira vez, os candidatos tamb?m v?o poder consultar suas notas por nomes e ter acesso aos resultados de qualquer vestibulando que tenha feito a prova da universidade. Nos outros anos, s? o candidato tinha acesso ao seu resultado, informa??o que se torna p?blica agora.

De acordo com o Fl?vio Takakura (foto acima), diretor da Comiss?o Permanente de Sele??o, essa ? uma antiga reivindica??o dos cursinhos da cidade e foi adotada pela atual gest?o para refor?ar a transpar?ncia do processo seletivo da UFJF.

Onde vou fazer a prova?
imagem dos mapas da ACESSA.com

Os locais para a realiza??o das provas do Vestibular 2007 foram definidos de acordo com curso. Esse ano, al?m da defini??o do local que chega para o candidato atrav?s do comprovante, a novidade ? que o vestibulando pode conferir na p?gina da UFJF (Clique aqui para conferir seu local de prova).

Para localizar a escola onde acontecer? a sua prova, voc? pode utilizar o servi?o de Mapa Interativo do Provedor ACESSA.com. Para utiliz?-lo ? muito simples! Voc? vai precisar apenas ter um computador conectado ? internet e o programa Macromedia Flash Player instalado no micro. O programa pode ser adquirido gratuitamente. (Baixe o Macromedia Flash Player)

Feito isso, ? poss?vel voc? interagir com o mapa e destacar o local exato onde ser? a prova, com todas as informa?es de como chegar l?. Quer um exemplo? Vamos supor que voc? far? a prova no Col?gio Cristo Redentor, localizado ? Rua Halfeld, 1179.

  • O primeiro passo ? acessar Mapa Interativo.
  • No campo dispon?vel para a rua voc? vai digitar o endere?o: Neste caso, Rua Halfeld.
  • O Mapa disponibilizar? uma lista, basta voc? escolher a op??o que traz o n?mero do local, ou seja, Rua Halfeld, 1179 - clique em ver mapa.
  • Pronto, agora ? s? montar o seu. Neste exemplo, seu mapa pode ficar como o da figura abaixo. Mas as informa?es acrescentadas podem variar de acordo com a sua necessidade.
Gabaritos
Em todos os dias de prova do Vestibular da UFJF ou do processo seletivo do Pism, a partir das 18h30, os resultados v?o ser liberados na p?gina da UFJF. Os ve?culos de comunica??o tamb?m v?o ser chamados para que possam divulgar os resultados. N?o deixe de conferir aqui, no Portal ACESSA.com cada detalhe dos dias das provas, no Caderno Vestibular.

Agenda do Vestibulando

Anote para n?o esquecer. Come?a neste domingo, dia 17, a maratona de provas do Vestibular 2007 e do Pism. Confira as datas para n?o ficar perdido!


Vestibular - 1? etapa
  • 17/12 - L?ngua Portuguesa, Literatura, Biologia e F?sica
  • 18/12 - Matem?tica, Hist?ria, Geografia, e Qu?mica
  • Resultado: 26/12 - 11h
Pism I e II
  • 19/12 - L?ngua Portuguesa e Literatura
  • 20/12 - Biologia e F?sica
  • 21/12 - Hist?ria e Matem?tica
  • 22/12 - Geografia e Qu?mica
  • Resultado: 26/03 - 11h
Vestibular - 2? etapa
  • 04/01 - L?ngua Portuguesa e Literatura
  • 05/01 - Biologia e F?sica
  • 06/01 - Hist?ria e Matem?tica
  • 07/01- Geografia e Qu?mica
  • Notas: 02/02- 11h
  • Resultado Final: 08/02- 11h
Pism III
  • 04/01 - L?ngua Portuguesa e Literatura
  • 05/01 - Biologia e F?sica
  • 06/01 - Hist?ria e Matem?tica
  • 07/01- Geografia e Qu?mica
  • Notas: 02/02- 11h
  • Resultado Final: 08/02- 11h
Tr?nsito

Ag?ncia de Gest?o do Transporte e Tr?nsito (Gettran) vai ampliar a oferta de ?nibus para o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e para o Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII nos pr?ximos dias 17 e 18 para atender os candidatos do Vestibular 2007 e nos dias 19, 20, 21 e 22 para os candidatos do PISM 2007.

Confira as linhas de ?nibus que v?o para o Campus da UFJF:

LINHA 545- UFJF ? v?o ser 16 ?nibus circulando a partir das 11h30 at? ?s 14h no domingo e segunda-feira. Itiner?rio: Avenida Get?lio Vargas, Avenida Independ?ncia, Campus da UFJF, retornando pela Avenida Independ?ncia, Francisco Bernardino, Avenida Get?lio Vargas.

LINHA 555 ? UFJF v?o ser 14 ?nibus circulando a partir das 11h30 at? ?s 14h, sendo sete da Tusmil, tr?s da Via??o Santa Luzia, dois da Via??o Gil e dois da Via??o Norte, estes tr?s ?ltimos ter?o faixa identificando ?UNIVERSIDADE? Itiner?rio: Rua Benjamim Constant, Rua Santo Ant?nio, Rua Paula Lima, Avenida dos Andradas, Rua Engenheiro Moraes Sarmento, Estrada Gentil Forn, Rua Jo?o Louren?o Kelmer, Avenida Pedro Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, UFJF (contorno no anel vi?rio).

LINHA 755 ? Zona Norte/UFJF ? No domingo, dia 17, sa?das do ponto final na Zona Norte ?s 11h30 e 12h. Sa?das da UFJF ? 17h e 17h30 Na segunda-feira, 18, al?m dos hor?rios normais (10h50) haver? um hor?rio extra com sa?da do ponto final na Zona Norte ?s 11h30.

Guia Vestibular ACESSA.com
Dicas para as provas

Ainda d? tempo de dar aquela revisada. A ACESSA.com preparou mat?rias especiais com professores conceituados da cidade, de todas as disciplinas que v?o fazer cair na sua prova de vestibular.

Marcelo Marins (Qu?mica), Fl?vio Barbosa (Geografia), Anderson de Castro (F?sica e Matem?tica), S?ntia de Oliveira (Biologia), Daniel Pavam (Hist?ria), Maria Laura Muller (Literatura) e Genoveva Schiavon (Portugu?s) s?o os integrantes do nosso time forte que pretende dar toda a for?a pra voc? que encara o desafio nesse final de semana.

? s? clicar no nome das disciplinas para ler uma mat?ria com as dicas de estudo, conte?dos que n?o podem ficar de fora do seu roteiro, ajudas de memoriza??o entre outros ?tens.