Quinta-feira, 8 de janeiro de 2015, atualizada às 9h16

Ação policial será desenvolvida de forma integrada em Minas Gerais

Pimentel

Ação do Ministério da Justiça em parceria com os governos de estados da região sudeste possibilitará a integração permanente entre forças de segurança dos estados (Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros) e da União (Forças Armadas e Polícias Federal e Rodoviária Federal). O modelo foi apresentado em Brasília na última quarta-feira, 7 de dezembro, e será viabilizado inicialmente nos quatro estados, incluindo Minas Gerais. A previsão de implantação é de até o final de 2015.

O encontro contou com a presença dos quatro governadores e do ministro José Eduardo Cardoso. Segundo ele, o objetivo do Governo federal é integrar a área de segurança, tendo como exemplo a experiência da Copa do Mundo. À época, foram criados Centros Integrados de Comando e Controle, articulando as ações das polícias militar e civil dos estados, Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e das polícias federal e rodoviária federal. "Segurança não deve ser política de governos, mas política de Estado", afirmou.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse que a integração permanente irá contribuir para a melhoria da qualidade da segurança nos estados envolvidos. "Não é só uma operação, mais do que isso, é o início de um trabalho permanente de integração, que vai dar um salto de qualidade na segurança no Sudeste", afirmou.

Participaram também da reunião os governadores Paulo Hartung (Espírito Santo), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro) e Geraldo Alckmin (São Paulo).

Com Agência Minas

ACESSA.com - A??o policial ser? desenvolvida de forma integrada em Minas Gerais