Número de transplantes renais inter-vivos supera o de doador falecido na Santa Casa. Expectativa é que e esse número aumente

Por

Segunda-feira, 13 de outubro de 2008, atualizada às 17h27

Número de transplantes renais inter-vivos supera o de doador falecido na Santa Casa. Expectativa é que e esse número aumente



Priscila Magalhães
Repórter

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora está completando 25 anos desde o primeiro transplante de rim. Nestes anos, foram 275 transplantes sendo que o número de inter-vivos supera o de doador falecido, realizado somente por este hospital em Juiz de Fora. O primeiro corresponde a 68% do total, enquanto o segundo é de 32%.

Para o nefrologista Sebastião Ferreira, o número é considerado baixo se for levado em consideração o fato de serem realizados pouco mais de dez transplantes por ano. Entretanto, não é uma quantidade pequena por se tratar de uma cidade do interior. Segundo ele, de 1983 a 1990 foram apenas nove transplantes, cerca de um por ano, na Santa Casa.

O médico explica que o número de cirurgias inter-vivos se mantém estável nos últimos anos. Entretanto, a preocupação está em torno das doações de falecidos, cujo número tem caído. "Isso pode estar acontecendo por falta de divulgação ou consciência das pessoas sobre a morte encefálica".

O médico explica que Juiz de Fora é uma cidade preparada para transplantes de cadáveres, o que acontece desde 1992. A expectativa é que o número aumente. "Agora, temos uma central de captação de órgãos na cidade", completa ele.

Evento para comemorar cirurgias

Para comemorar os 25 anos de transplantes renais na Santa Casa, uma Jornada Médica vai acontecer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no salão nobre do hospital. O evento vai reunir a comunidade acadêmica e médicos de todas as áreas. Na oportunidade, tudo o que já foi realizado na área e as ações futuras vão ser discutidas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de outubro na Direção de Ensino da Santa Casa ou pelo telefone (32) 3229-2348. As vagas são limitadas.