Pandemia estaria sob controle em JF se isolamento não tivesse sido flexibilizado

Por

Pandemia estaria sob controle em JF se isolamento n?o tivesse sido flexibilizado
Sábado, 18 de julho de 2020, atualizada às 11h40

Pandemia estaria sob controle em JF se isolamento não tivesse sido flexibilizado, aponta UFJF

Da redação

Nota técnica publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prevê mais de 5 mil casos acumulados de Covid-19 na cidade até o final de julho, caso as medidas de flexibilização continuem no nível atual.

Segundo um dos pesquisadores do grupo, Rodrigo Weber, "se o isolamento social não tivesse sido flexibilizado, teríamos um número total de confirmados abaixo de 2000 casos até o final de julho, a pandemia já estaria sob controle”. O documento mostra que se as medidas de isolamento social voltarem ao nível observado antes do dia 3 de junho, o cenário muda e seriam previstos 4000 casos até o final de julho. “Assim, as projeções indicam que um isolamento social mais eficaz beneficiaria a cidade, reduzindo a velocidade de transmissão e antecipando a fase de estabilização, ou mesmo a fase de decaimento do número de infectados. Dessa forma, o isolamento é bom também para a economia, pois trazendo o pico e a estabilidade para mais cedo, podemos começar a reabertura mais rapidamente”, enfatiza Weber. Esta é a terceira nota técnica publicada pelo grupo. A primeira, publicada no dia 30 de março, já alertava para o risco da flexibilização do isolamento social.

Mudança da dinâmica pandêmica na cidade

De acordo com Weber, pela primeira vez os pesquisadores tiveram que separar a dinâmica da pandemia no município em dois momentos diferentes: o cenário anterior ao dia 3 de junho e o cenário atual, após 3 de junho. Isso foi preciso porque neste dia, o registro de casos de Covid-19 detectou um aumento exponencial acelerado dos números de infectados e óbitos. “Percebemos que esse alto crescimento aconteceu exatamente 15 dias depois de termos flexibilizado as medidas de isolamento social na cidade”, esclarece Weber. Segundo o pesquisador, diferente da tendência nacional, em Juiz de Fora a notificação – o número de testes feitos – aumentou pouco e não justifica esse aumento exponencial.

Projeções para 28 de julho

Foram apresentados três cenários distintos com relação às medidas de isolamento social para os próximos 15 dias de projeção: a continuação do cenário atual, um cenário otimista e um cenário pessimista. No cenário otimista considerou-se o aumento do distanciamento social, e no pessimista a flexibilização do distanciamento.

A comparação entre as simulações usando o cenário pessimista e o otimista revelam diferenças quantitativas significantes. A diferença entre as duas projeções é de mais de 800 mil casos confirmados de Covid-19 no Brasil, 104 mil em Minas Gerais, 4.014 em Juiz de Fora e 105 em São João Del Rei para o dia 28 de julho. O mesmo ocorre para o número de óbitos. O estudo sugere que uma política de isolamento mais restritiva e eficaz pode salvar dez mil pessoas no Brasil nas próximas duas semanas. De acordo com o grupo, estes resultados corroboram com outros estudos nacionais e internacionais que sugerem que políticas de distanciamento social são essenciais para o controle da pandemia de Covid-19.

Credibilidade do método

Comparando as previsões feitas anteriormente e publicadas nas notas técnicas anteriores, os pesquisadores notaram que os valores notificados para infectados, óbitos, internações hospitalares em leitos simples e em leitos de UTI estavam dentro das faixas das previsões ou muito próximos destas, o que dá credibilidade ao método adotado.

O grupo observou uma diminuição no fator de redução de contato via políticas de distanciamento social em Minas Gerais. A estimativa de 18 de abril sugeria que 60% da população se encontrava isolamento social. A nova aponta para cerca de 48% da população em distanciamento social voluntário. De acordo com os pesquisadores, este cenário afasta o Brasil ainda mais dos números encontrados em países que conseguiram controlar a pandemia, que fica entre 75% e 90%.

A nota foi feita em parceira com o departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), pelos pesquisadores Ruy Freitas e Rodrigo Weber (UFJF) e Rafael Sachetto Oliveira e Carolina Ribeiro Xavier (UFSJ).