Segunda-feira, dia 05 de novembro de 2007, atualizada ?s 15h30

Campanha de vacina??o contra a rub?ola ? intensificada entre os homens de Juiz de Fora


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Mesmo aplicando 172 mil doses de vacina contra a rub?ola desde maio deste ano, em Juiz de Fora, a cidade ainda registrou 57 casos da doen?a. O n?mero ? considerado preocupante pelo Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica, j? que no ano passado 12 casos foram registrados.

A chefe do Departamento, Viviane L?cia Carneiro, diz que os casos aumentaram, porque as pessoas n?o est?o se vacinando. "O n?mero cresceu e ? muito preocupante, pois significa que o v?rus est? em circula??o e precisamos acabar com isso. Estamos chamando a aten??o para a vacina??o dos homens, pois eles est?o ajudando a garantir a circula??o da doen?a".

Segundo Viviane, 70% dos casos registrados foram detectados nos homens adultos. Enquanto 70% das mulheres do munic?pio j? foram vacinadas, apenas 50% dos homens receberam a dose. "A nossa preocupa??o era com a vacina??o das mulheres para evitar a S?ndrome da Rub?ola Cong?nita. Mas se os homens n?o forem imunizados, mais mulheres v?o ser contaminadas", explica.

Viviane diz que se a mulher for contaminada nos tr?s primeiros meses de gravidez, o beb? pode nascer com defici?ncias, doen?as card?acas, surdez e catarata, a chamada S?ndrome da Rub?ola Cong?nita. A doen?a ? transmitida pela boca e nariz atrav?s do contato com uma pessoa doente. Entre os sintomas est?o febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo e dores articulares.

"Estamos intensificando a campanha que teve in?cio em maio, pois, at? agora, vacinamos somente 52% da popula??o adulta. Crian?as de um a 11 anos e adultos de 12 a 49 anos devem ser imunizados", diz Viviane. Profissionais da ?rea de turismo que trabalham em locais com grande circula??o de pessoas, como hot?is, bares, restaurantes e t?xis, tamb?m devem ser imunizados. As vacinas podem ser encontradas durante todo o ano nas UBSs, no PAM Marechal e no PAM Andradas.