Ana Stuart Ana Stuart 26/11/2007

Menos valia

Para se livrar deste sentimento de "valer menos", ou melhor, desta ang?stia, h? pessoas que optam por solu?es dr?sticas...

Muitas vezes fazem op?es erradas, chegando ? maturidade com a terr?vel sensa??o de que fez tudo errado ao longo da vida.

Este sentimento come?a na concep??o do ser e se manifesta na adolesc?ncia.

Quando o adolescente desafia seus pais, ? a sua primeira manifesta??o de menos valia. Ele quer lan?ar-se no mundo com as pr?prias pernas e n?o tem coragem. Neste momento fica irado consigo mesmo, transferindo para os pais, que s?o espelhos.

Por exemplo, quando o filho pede pra sair e os pais ignoram sendo muito permissivos, este filho entrar? em crise e far? alguma coisa para chamar a aten??o destes pais, ?s vezes at? atentando contra a pr?pria sa?de, como no caso das "drogas".

Atualmente uma das maiores guerras ? com o computador. Se observarmos que este jovem desafia os pais ficando al?m do limite de tempo no computador, inevitavelmente estar? tendo a crise da menos valia. Pode-se observar que estar? mal de notas escolares, dificuldades em lidar com o sexo oposto e uma p?ssima alto imagem.

Nesta hora, brigar, proibir, gritar, ser?o as atitudes menos aconselh?veis.

Mas sim, sentar perto, conversar, investigar, observar e procurar sentir o que est? por tr?s deste triste sintoma ? a melhor pol?tica.

Se voc? n?o conseguir, provavelmente seu sentimento de menos valia est? t?o ou pior que o dele e ningu?m percebeu isto na sua adolesc?ncia.

Adolescentes s?o escolas!


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.