Roteiro para o Natal

Por



Um Natal cheio de luz e cor A Serra Ga?cha oferece um roteiro especial para o Natal com muitos encantos e magia. Em Juiz de Fora, o passeio ? um dos mais procurados no fim de ano


Marinella Souza
Colabora??o*
13/11/2007

"Bate o sino, sino, sino pequenino de..." Gramado. Isso mesmo! Gramado! Ainda em novembro a cidade toda se volta para os festejos natalinos e oferecem um belo espet?culo visual para os visitantes.

O Circuito Natal de Luz come?a em meados de novembro e vai at? a primeira semana de janeiro e envolve, principalmente, Gramado e Canela. Nova Petr?polis, Bento Gon?alves e Carlos Barbosa, completam o roteiro, conhecido por seus encantos coloridos.

Em Gramado, as atra?es, al?m da decora??o especial em todas as ruas, ficam por conta do Lago Negro, Mundo Encantado, e o Museu do Autom?vel. Uma boa pedida ? fazer um tour panor?mico pela cidade e observar do alto toda a beleza que a cidade oferece.

A Catedral de Pedra, em Canela, ? uma outra op??o para quem quer presentear os olhos e o esp?rito nessa ?poca m?gica de fim de ano. Para incrementar esse momento, ainda na cidade, pode-se visitar a cascata e o Parque do Caracol e o Mundo ? Vapor.

Mas nem s? das grandes estrelas ? feito o roteiro Natal de Luz. A Serra Ga?cha oferece muitas outras op?es. Em Caxias do Sul, h? uma oportunidade de se conhecer a igreja S?o Pelegrino com afrescos de Aldo Locatelli e a r?plica de La Piet?, de Michelangelo.

Para os adoradores de Baco, a Serra Ga?cha apresenta as maiores vin?colas do pa?s, que est?o abertas a visita??o. Em Bento Gon?alves, o passeio no trem Maria Fuma?a at? Carlos Barbosa ? indispens?vel para quem quer se divertir e apreciar as belezas naturais da regi?o.

Segundo a agente de viagens, Andr?ia Picorelli, o roteiro ? bastante procurado na cidade."Gramado tem o esp?rito de Natal, d? o visual do Natal que as pessoas querem. O turismo l? faz por onde agradar os visitantes. As luzes, as cores, a decora??o, tudo ? voltado para agradar", diz ela.

Gramado faz o maior evento de Natal do mundo. N?o h? um s? canto da cidade em que n?o esteja enfeitado e ? comum esbarrar com Papai Noel pelas ruas. S?o mais de 60 dias de espet?culos que contam com fogos de artif?cio colorindo as noites, ?guas dan?antes, tenores e corais, completando o encanto e a magia do passeio.


Gerente de uma ag?ncia de viagens da cidade, Caroline Hallack (veja no v?deo), afirma que esse ? um passeio muito especial."O Natal Luz ? um pacote muito diferente de tudo o que n?s, brasileiros estamos acostumados porque toda a cidade est? voltada para um projeto s?. Isso faz com que todo o roteiro seja pensado de uma maneira especial e o espet?culo ? bel?ssimo", garante Caroline.

Ela alerta ainda, quanto ? import?ncia de programar tudo com anteced?ncia. Segundo Caroline, nessa ?poca do ano restam poucas op?es para quem quer conhecer o roteiro tur?stico da Serra Ga?cha."H? uma procura muito grande por esse pacote, acaba muito r?pido, por isso, ? preciso correr", ensina a mo?a.

O roteiro Natal de Luz oferece op??o para todos os gostos e a decora??o colorida e iluminada, aliada ?s belezas naturais da Serra Ga?cha s?o um verdadeiro regalo para os olhos e a alma.

*Marinella Souza ? estudante de COmunica??o Social na UFJF

sempre