Campanha incentiva o parto normal. Em Juiz de Fora, acontece exposição de fotos de mulheres com seus filhos na hora do nascimento

Por

Quinta-feira, 08 de maio de 2008, atualizada ?s 17h

Campanha incentiva o parto normal. Em Juiz de Fora, acontece exposi??o de fotos de mulheres com seus filhos na hora do nascimento



Daniele Gruppi
Rep?rter

O governo federal lan?a campanha a favor do parto normal. O objetivo ? sensibilizar as gestantes, os profissionais de sa?de e toda a sociedade de que o parto normal ? mais saud?vel e traz diversos benef?cios para a sa?de do beb? e da m?e.

Segundo a ginecologista e obstetra, Rosely Bianco, a sa?de p?blica h? mais de dois anos trabalha estimulando o parto normal. "O que acontece agora ? que a Ag?ncia Nacional de Sa?de Suplementar (ANS) est? cobrando mais dos planos de sa?de o incentivo entre os clientes para a op??o pelo m?todo".

Rosely Bianco afirma que o ?ndice de realiza??o de cesarianas ? alto devido ? facilidade para as m?es e profissionais que podem marcar uma hora para o beb? nascer. O Minist?rio da Sa?de tra?ou uma meta de redu??o de cesarianas para 25%. "A id?ia ? reduzir cada vez mais", afirma.

A Secretaria Municipal de Sa?de informou que aborda diariamente em Juiz de Fora a quest?o com as mulheres nas Unidades B?sicas.

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento

Para comemorar a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN), est? sendo promovida uma exposi??o nacional com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. O evento acontece simultaneamente em v?rias cidades do pa?s, do dia 12 a 18, e tem como objetivo incentivar o v?nculo afetivo entre m?e e filho, a amamenta??o na primeira hora de vida e o parto humanizado.

Em Juiz de Fora, as atividades da Semana t?m in?cio no s?bado, dia 10 de maio, com a exposi??o de fotos no Independ?ncia Shopping. At? o dia 18 de maio acontece oficinas para as gestantes organizadas pela Parto do Princ?pio, Amigos da Casa de Parto de Juiz de Fora, Alian?a pela Inf?ncia e Casa de Parto de Juiz de Fora.