China entra no Ano do Drag?o de ?gua. Conheça as caracterásticas

Por

China entra no Ano do Drag?o de ?gua. Conhe?a as caracter?sticas
Armando Falconi 30/1/2012

2012: Ano do Dragão de Água

Meu relacionamento com a cultura chinesa vem de mais de trinta anos, pois minha formação como terapeuta holístico e em Acupuntura Chinesa aconteceu no convívio com este povo do extremo Oriente.

Na convivência diária, pude aprender práticas e costumes que facilmente foram absorvidos em minha vida, desde elementos de bases de uma alimentação mais equilibrada, o Tai-Chi-Chuan e o Kung Fu, como atividades de concentração e arte marcial, o Chi Kun como uso da energia para melhorar a saúde, a meditação como possibilidade de autoconhecimento, e muitas outras atividades com base na "Lei dos 5 elementos", que passei a aplicar e, até hoje, fazem parte de minhas atividades e rituais diários.

Comer com os dois pauzinhos (hashi ou ohashi), usar tigelas para os alimentos ao invés de prato, tomar chá verde ou banchá, comer missô (pasta de soja), são apenas alguns exemplos dos costumes orientais que uso em minha casa, diariamente.

Entre as tradições da cultura oriental que passamos a incorporar no dia a dia estão também as festividades do Calendário Chinês que é bem diferente do nosso. Enquanto aqui, no Ocidente usamos o calendário solar, eles utilizam o lunar, regidos por ciclos de vinte e oito dias, sete para cada lua: crescente, cheia, minguante e nova.

Assim, o Ano Novo Chinês é comemorado na segunda quinzena de janeiro e em alguns anos na primeira quinzena de fevereiro. Este ano, o evento aconteceu nos dias 21 e 22 de janeiro e reuniu mais de 150 mil pessoas.

2012: na tradição do Calendário Chinês: "Ano do Dragão!"

O bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental da capital paulista, foi pintado de vermelho, amarelo e dourado para receber a Festa do Ano Novo Chinês. Para celebrar a entrada do Ano do Dragão, foi montado um palco na praça que leva o nome do bairro, pelo qual passam academias de artes marciais, grupos musicais, de dança e até modelos desfilando trajes típicos de diversas dinastias chinesas. Barraquinhas de comidas típicas e artesanatos também dão o tom da festa.

O ano de 2012 será assim, regido pelo dragão do elemento água. Seu início foi no dia 23 de janeiro último e seu término se dará no dia 9 de fevereiro de 2013. Na astrologia chinesa, o dragão é um signo poderoso que representa a vitalidade, o entusiasmo, o orgulho, a extravagância e os ideais elevados.

O ano do dragão de água traz a todos uma dose de energia extra que possibilita as grandes realizações. Será um bom ano para colocar em prática os projetos há muito acalentados, mas para alcançar o sucesso será necessário focar as metas e seguir um bom planejamento. As normas e as leis estarão mais rigorosas e deverão ser respeitadas. Este ano favorece as mudanças, o movimento, as viagens e a liderança.

Entre os ditados populares chineses destaquei: "Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera". Isto porque a chegada do Ano Novo coincide com o início da primavera lá, enquanto aqui estamos na mudança do verão para o outono.

Na véspera do Ano Novo, as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos deuses que cuidam da casa, preparam as roupas.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo.

Lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, durante a comemoração, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifícios são estourados para espantar os maus espíritos. Vale a pena lembrar que a pólvora é uma descoberta dos chineses.

Lei dos cinco elementos e os cinco tipos de dragões

A filosofia chinesa se baseia na "Lei dos Cinco Elementos", madeira, fogo, terra, metal e água. Cada um destes elementos possui características específicas para a vida do povo chinês, com detalhes para cada etapa da vida, para cada atividade profissional e religiosa, dentre outras.

Assim, existem, cinco tipos de dragões no horoscopo chinês:

Dragão Metal - 1880, 1940, 2000

Este tipo poderia ser o mais forte de todos os dragões. Honestidade e integridade são virtudes inerentes e embora possa ser brilhante, aberto e expressivo, também é crítico.

Orientado e combatente, ele procurará e motivará muitas pessoas para passarem a viver sob o seu próprio nível de inteligência ou de posição social. Tem pouca paciência com o preguiçoso, incompetente e tolo. O metal combinado com seu signo lunar natural, madeira, permitirá também intimidar os seres mais fracos submetendo-os à sua vontade. Poderá ser o guerreiro mais magnífico.

Dragão Água - 1892, 1952, 2012

Um tipo menor de Dragão Imperador que favorece o melhor crescimento e a expansão. Pode pôr de lado o seu ego para o bem de tudo e de todos, sendo menos egoísta. Uma pessoa inibida, mas progressiva, tenta duramente não ser tão conspícuo quanto os outros famintos dragões. Porém, não será ele que vai ser etiquetado como conciliador. Pode supor uma atitude de "esperar para ver" e as suas sagacidades são tão formidáveis quanto a sua força de vontade.

O dragão água tem uma filosofia de vida muito própria e gosta de impô-la aos outros, no entanto não procuram vingança naqueles que escolhem ir pelo caminho oposto. Democrático e liberal pode aceitar a derrota ou a rejeição sem se defender.

A água é calma e benéfica para o seu signo lunar e ele saberá agir sabiamente e fazer o que é essencial para o seu progresso. É rápido e de confiança e é capaz de promover as suas ideias de forma devota e incansável. É provável ser bem-sucedido como negociante, porque conhece e sabe quando, onde e como aplicar a força negocial.

O inconveniente principal é que pode ser como um construtor demasiado otimista que se esquece de reforçar a fundação. Por tentar segurar muita coisa ao mesmo tempo, pode perder tudo. Tem de aprender a fazer escolhas difíceis e abandonar o que quer que seja duvidoso ou desnecessário. Desta maneira, poderá direcionar as suas energias para menos coisas, mas mais compensadoras.

Dragão Madeira - 1904, 1964, 2024

Um tipo criativo e magnânimo do dragão, capaz de desenvolver novos conceitos revolucionários e brilhantes. A madeira combina com este signo tornando-o bom a formular, a implementar e a executar as suas ideias, em trabalhar cooperativamente com outros, pode mesmo ser um bocado condescendente em certas ocasiões.

Dotado de uma natureza aventureira, com um sentido apurado para a exploração, o dragão madeira adora procurar e expor a causa e efeito das teorias; toda a sua ação será guiada por uma lógica sadia. Contudo, tem também a tendência de investigar demasiado certos assuntos ou submeter as pessoas a debates infinitos quando se encontra a defrontar a oposição.

Dragão Fogo - 1916, 1976, 2036

O mais correto, expansivo, competitivo de todos os dragões, o dragão fogo espera demasiado de todos. Mas quando tiver que ser exigente e agressivo, ele estará abençoado por uma enorme energia e poderá oferecer imenso em troca. O problema é que pode ficar com um ar superior e autoritário, afastando as pessoas ou fazendo-as ter medo dele. As suas qualidades de liderança são frequentemente estragadas pelo desejo de ser tratado como o Messias.

O fogo combina com seu signo lunar o que o fará zeloso por demais e com inclinações ditatoriais. Insiste demasiado mesmo onde há pouca resistência.

Dragão Terra - 1868, 1928, 1988

Este dragão sociável, é do tipo executivo, terá uma forma compulsiva de controlar o seu ambiente e as pessoas que o cercam. Como dragão, é limitado para ser autocrático e seria tolice se esperássemos o contrário. Contudo, será justo e apreciará as opiniões das pessoas, mesmo se não concordar com elas.

A terra torna este dragão mais realista, estável e, por vezes, até mesmo um bocado impessoal. Embora não seja tão severo como os outros dragões, ele continuará a ter o impulso básico de subjugar os outros. Abordará os problemas com a razão e a sua liderança será menos ditatorial. Trabalha incessantemente para desenvolver os seus talentos e explorar os seus recursos.

Curiosidades: No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos.

Observado com carinho, outro costume chinês é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso.

A tradição popular chinesa ensina que quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.

Esta é uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifícios que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

O dragão é identificado com a própria China. Os chineses ficam orgulhosos em dizer que descendem do dragão. Que o mesmo simboliza o poder e a valentia, o heroísmo e a perseverança.

No Oriente, a visão que se tem dos dragões na cultura popular é totalmente diferente daqui do Ocidente. Os dragões na cultura oriental são símbolos de equilíbrio nas forças da natureza, na China, são figuras de grande destaque. Festas folclóricas são dedicadas a eles. Os dragões simbolizam o próprio povo chinês que se autoproclamam "Long De Chuan Ren" (filhos do dragão). Para os chineses, o dragão é uma criatura mítica e divina relacionada à abundância, prosperidade e boa fortuna. Templos e pagodes são construídos em honra a eles e para eles são queimados incensos e dirigidas orações.

Gung Hay Fat Choy! - desejamos que você e sua família tenham um ano de saúde e prosperidade!

Xin Nian Kuai Le! - Feliz Ano Novo Chinês!

Desejando saber mais, leia nossos livros e apostilas; visite nossos sites, nossos blogs e siga-me pelo Twitter e pelo Facebook, receba diariamente textos e dicas de saúde e vida.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

Mais artigos

Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.