Segunda-feira, 25 de agosto de 2008, atualizada ?s 17h03

Em quase tr?s semanas de funcionamento, ouvidoria eleitoral j? registra 29 den?ncias. N?mero aumentou com in?cio da propaganda no r?dio e TV



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A ouvidoria eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-JF), j? recebeu 29 den?ncias de descumprimento da lei eleitoral pelos candidatos em Juiz de Fora. Deste total, tr?s foram encaminhadas ao Minist?rio P?blico Eleitoral.

O n?mero ? considerado alto pelo ouvidor eleitoral Marco Aur?lio Lyrio Reis, levando em considera??o que o trabalho se iniciou no ?ltimo dia 04. Para ele, o aumento das den?ncias com o in?cio da propaganda no r?dio e na televis?o, era esperado. "As pessoas ficam mais atentas e se preocupam mais em fiscalizar", diz ele. Al?m disso, o ouvidor diz que a popula??o est? mais consciente. "A conscientiza??o est? crescendo e as pessoas se preocupando em conhecer melhor os candidatos".

Todas as den?ncias s?o referentes ao descumprimento das leis pelos candidatos a vereador. Tr?s den?ncias foram encaminhadas ao Minist?rio P?blico Eleitoral com base em provas. As outras aguardam complementa??o de dados, j? que o papel da ouvidoria ? desafogar a Justi?a Eleitoral. "Temos que fazer uma triagem inicial e encaminhar somente o que merece investiga??o", explica.

Se o Minist?rio investigar e oferecer representa??o, o candidato pode perder o registro j? deferido e, em caso de ser eleito e diplomado, perder o cargo. O telefone da Ouvidoria ? (32) 3212-4168. Para denunciar ? necess?rio se identificar e apresentar provas contra o candidato.