Adilson Almeida Adilson Almeida 5/7/2011

Conhecendo um pouco da história dos computadores

Foto de computadoresÉ muito bom viver em um mundo cheio de tecnologias que nos permitem fazer coisas que em um passado, nem tão distante, era praticamente impossível. Já parou e perguntou como isso foi criado? Pois bem, aqui estou para mostrar a vocês um pouco sobre a história dos computadores.

Não é de se espantar que o seu computador "atual" (hoje em dia, falando de tecnologia, nada é realmente atual) é fruto de uma evolução que levou poucas décadas para chegar onde está.

O primeiro computador surgiu na Segunda Guerra Mundial. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I. O Mark I ocupava 120 m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.

Simultaneamente, o Exército americano também desenvolvia um projeto semelhante que resultou no primeiro computador a válvulas. O Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), era capaz de fazer 500 multiplicações por segundo. Seu objetivo era calcular trajetórias balísticas. O ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.

Daí em diante, diversas tecnologias evoluíram e assim permitiram a construção de máquinas cada vez melhores e menores. Mas o primeiro computador pessoal só surgiu em 1976. O Apple I foi inventado  pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak. Em seguida, no ano de 1981, a IBM lança o seu PC (personal computer), que se tornou um sucesso comercial.

Não preciso nem contar o que aconteceu, pois a partir daqui, começaram a surgir outros computadores e, hoje em dia, é quase impossível viver em um mundo sem eles. Até a "padaria da esquina" já registra suas vendas em um computador. A evolução é cada vez mais rápida, então, precisamos estar sempre antenados com os novos lançamentos e novas tecnologias.

Espero que tenha conseguido mostrar um pouco da história dos computadores. Até a próxima!

Mais artigos

Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.