Prepare-se que o Salmão vem aí

Felipe Reis Felipe Reis - 28/02/2015


Amantes da culinária asiática (ou de um bom salmão), a coluna de hoje é dedicada a você.

Nosso Salmão Asiático é uma receita extremamente prática e que não exige que o peixe seja marinado, como costumam indicar a maioria das receitas.

O truque é transformar o que seria a marinada em um molho grosso, utilizado para glacear o salmão após seu cozimento.

Esse molho leva os principais ingredientes que seriam utilizados na marinada: gengibre, mel, alho, pimenta e nesse caso, o molho de soja.

A grande vantagem dessa mudança é o ganho de tempo no preparo. Tradicionalmente, a carne ficaria marinando por horas. Dessa maneira, pode ser preparada em 20 minutos.

Já que tem referências asiáticas, uma dica interessante é usar no preparo do salmão o Sriracha, um conhecido molho de pimenta tailandês.

Ingredientes

2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de molho de pimenta
1 colher de chá de alho
1 colher de chá de gengibre
600 gramas de salmão
1 colher de sopa de azeite de oliva
cebolinha

Passo a passo

Em uma panela, misture 2 colheres de sopa de molho de soja e 1 colher de chá de amido de milho. Acrescente 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de molho de pimenta, 1 colher de chá de alho e 1 colher de chá de gengibre.

Leve a fogo médio, misturando por cerca de 3 minutos ou até o molho engrossar. Retire do fogo e reserve.

Coloque água para ferver e aqueça o forno. Divida o salmão em 4 pedaços – cada posta com cerca de 150 gramas - e coloque sobre uma folha papel alumínio.

Regue com 1 colher de sopa de azeite, depois feche. Encha um tabuleiro até a metade com a água fervente e coloque o embrulho com o peixe.

Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos.

Passado o tempo, retire do forno e pincele por cima o molho.

Salpique cebolinha e sirva, preferencialmente com vegetais cozidos al dente, como um mix de brócolis, repolho e cenoura.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Prepare-se que o Salm?o vem a?