A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorrerá entre os dias 12 de abril e 9 de julho de 2021 em Juiz de Fora. Neste ano, a vacina será destinada a crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), profissionais de saúde que trabalham nos serviços de saúde públicos e privados, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, idosos com 60 anos ou mais. Além disso, terão direito à imunização nesse período profissionais das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades (com indicação médica) e caminhoneiros. A vacinação será realizada em etapas, conforme o cronograma abaixo.

A vacina oferecida para à população será trivalente, ou seja, protege contra os três tipos principais do vírus influenza em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O objetivo neste ano é vacinar 90% dos públicos-alvos.

A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Em relação à contraindicação, a vacina não é recomendada para menores de 6 meses e pessoas com histórico de alergia grave a ovo. A vacinação será ministrada em dose única, e pode ser recebida com qualquer outra vacina do calendário de imunização. Para quem foi contaminado pelo coronavírus (Covid-19) deve-se aguardar 30 dias após início dos sintomas para receber a vacina da influenza.
Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças a serem imunizadas. A vacinação contra a influenza possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Durante o período de imunização, as vacinas serão aplicadas em etapas:

Entre os dias 12 de abril a 4 de maio:
Crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias anos) (vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescennte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBSs o atendimento será das 8h às 16h.)

Gestantes e puérperas (vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescennte, de segunda a sexta das 8h às 15h. Nas UBSs o atendimento será das 8h às 16h.)

Trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente da assistência à saúde contra doenças respiratórias: em seus locais de trabalho e nas UBSs o atendimento será das 8h às 16h.

Na segunda etapa entre os dias 11 de maio a 8 de junho:
Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada (vacinação nas UBSs o atendimento será das 8h às 16h).

Na terceira e última etapa entre os dias 9 de junho a 9 de julho:
Pessoas com comorbidades (com indicação médica), caminhoneiros, Forças Armadas e de Segurança e Salvamento (vacinação nas UBSs o atendimento será das 8h às 16h).

ACESSA.com - Campanha de vacina??o contra a gripe come?a na segunda