A partir desta segunda-feira, 3, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começa a realizar o pré-cadastro para pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades. O pré-cadastro é aberto para esse público, independente da idade. Também podem se pré-cadastrar as pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência permanente, também de 55 a 59, inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). A documentação necessária para se imunizar será divulgada em breve.

O procedimento deve ser realizado exclusivamente no site da PJF. É disponibilizado um formulário no qual devem ser inseridos nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade e informada qual comorbidade que o inscrito possui. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Um outro formulário, logo acima, deve ser impresso e preenchido para ser entregue no momento da vacinação. O campo “Estabelecimento de saúde” deve ser deixado em branco. As pessoas devem apresentar ainda documento que comprove a comorbidade, cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

Comorbidades que são priorizadas para imunização

Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o novo coronavírus, encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC≥40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.