No dia 29 de agosto comer nhoque pode dar sorte Supersti??o ou n?o, h? quem prefira n?o arriscar e seguir a tradi??o italiana



Marinella Souza
*Colabora??o
28/08/08

H? mais ou menos dez anos, a administradora do lar Therezinha Guimar?es de Faria (foto abaixo) conheceu pela TV a lenda italiana que diz que comer nhoque (confira uma receita enviada por um internaura) no dia 29 de cada m?s, especialmente em agosto traz sorte e prosperidade. Desde ent?o, ela procura fazer o prato nesse dia, mas confessa que n?o ? sempre.

"Na verdade, quem acredita mesmo nisso ? minha filha. Ela segue essa tradi??o sempre, mas eu n?o sou muito supersticiosa, n?o. Fa?o o nhoque porque ? um prato saboroso", admite.

Na mat?ria que Therezinha viu na televis?o dizia que um casal de italianos muito pobres havia acabado de degustar um prato de nhoque quando um mendigo bateu ? sua porta pedindo comida. Como a ?nica coisa que tinham em casa eram as sobras do nhoque, foi isso que eles deram. Depois desse dia a vida do casal passou a prosperar e o casal atribuiu a boa fase ao nhoque.

A partir da?, eles come?aram a comer nhoque todo dia 29 com a maior nota que tivessem embaixo do prato para atrair a sorte e garantir a boa fase pela qual estava passando. O tempo passou, tudo mudou, mas... essa tradi??o segue firme no imagin?rio popular da It?lia e tem seus adeptos em Juiz de Fora.

Assim como a filha de Therezinha, a auxiliar operacional Alcir Luzia Duarte conheceu a tradi??o h? mais de uma d?cada e n?o passa um m?s sem que coma o nhoque no dia 29. Luzia, como prefere ser chamada, garante que a pr?tica tem dado sorte.

"Eu n?o tenho do que me queixar, n?o. Gra?as a Deus, tenho muita sorte, criei meu filho sozinha, hoje ele est? formado e trabalhando... s? isso j? ? uma sorte danada", diz. Ela conheceu a receita atrav?s da irm?, que foi visitar a madrinha em Astolfo Dutra e aprendeu a receita que virou uma tradi??o em terras mineiras tamb?m.

Foto de Therezinha Guimar?es de Faria Luzia conta que, coincid?ncia ou n?o, o dinheiro nunca falta. "A gente passa aperto, mas de repente, o dinheiro aparece e tudo se resolve". Se ? por causa do nhoque ou n?o, ningu?m sabe, mas, na d?vida, a auxiliar operacional n?o deixa de fazer o prato nem um m?s.

"Esse m?s eu estava preocupada porque estava sem dinheiro e n?o ia poder comprar os ingredientes, mas meu filho recebeu um dinheiro e me deu. Vou comprar tudo e preparar um nhoque bem gostoso. E ainda vou poder colocar uma nota grande embaixo do prato", comemora.

Apesar do ceticismo, Therezinha tamb?m admite que a tradi??o italiana tem dado certo para a sua filha tamb?m. "Bem... eu n?o sei se ? o nhoque, mas o fato ? que, gra?as a Deus, ela est? prosperando e est? indo bem".

A receita

A receita n?o tem nada de especial, voc? pode fazer aquele nhoque que est? acostumada a fazer mesmo. Therezinha conta que ela n?o segue uma receita espec?fica porque, segundo ela, tem "olho cl?nico".

"N?o sei se isso ? certo ou n?o, mas eu n?o me?o as coisas, vou fazendo e acrescentando os ingredientes at? dar o ponto que eu quero". Com a experi?ncia de administradora do lar, ela ensina alguns macetes.

"Cada batata inglesa vem de um jeito e n?o s?o todas que ficam boas para fazer nhoque. As ideais s?o aquelas que s?o mais sequinhas, voc? percebe isso logo. Mas quando elas v?m mais ?midas, ? s? acrescentar ovo e um pouco de farinha de trigo para dar o ponto", orienta.

Foto de nhoque Pelo sim, pelo n?o, ? melhor n?o brincar com a sorte e ir logo preparar aquele belo nhoque, afinal, se n?o der sorte de verdade, pelo menos agrada (e muito) o paladar!

Ah, mas lembre-se, embora n?o tenha uma receita espec?fica, o nhoque tem uma prepara??o especial para dar sorte: os nove primeiros devem ser comidos de p?. S? depois voc? pode se sentar para continuar a refei??o, sempre com a maior nota de dinheiro que tiver em m?os embaixo do prato. Bom apetite! E boa sorte!

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF