RPG reorganiza a postura e melhora a respiraçãoTécnica da fisioterapia equilibra as cadeias musculares e ajuda no combate a doenças respiratórias, labirintite e incontinência urinária

Clecius Campos
Repórter
30/7/2010

O método de Reeducação Postural Global (RPG) consiste em avaliar as cadeias musculares existentes no corpo humano e reorganizar seus possíveis desequilíbrios, em prol de uma postura adequada. A técnica da fisioterapia traça um plano de tratamento, a fim de equilibrar as cadeias musculares encurtadas, devido à postura incorreta.

"Nosso corpo é como um balão de soprar. Se você aperta de um lado, ele expande de outro. O mesmo com os músculos. Quando alguém curva os ombros para a frente, contrai a parte da frente do corpo, o que normalmente causa dores", explica o fisioterapeuta Lileodes de Oliveira Mariano. Os músculos são revestidos por uma membrana denominada fáscia muscular. É essa parte do corpo que será reeducada.

A reeducação se dá por meio de exercícios de alongamentos e posturas mantidas, utilizadas segundo os testes feitos previamente em cada paciente. Sustentar as posições ajuda a fortalecer a musculatura. "São trabalhadas oito posturas, que podem sofrer variações, de acordo com cada tratamento. Algumas são realizadas no chão, outras sentadas, outras de pé. As variações variam conforme as necessidades."

O tratamento tem poucas contraindicações. Não podem fazer os exercícios pessoas em momentos pós-cirúrgicos recentes e grávidas com menos de três meses de gestação ou gravidez de risco. "As futuras mães, fora desses casos, podem fazer uso do RPG, pois ele ajuda no momento do parto e alivia dores e tensões vindas da mudança do corpo e eventual alteração na postura."

Foto de paciente Foto de paciente

Segundo Mariano, os resultados aparecem a partir de dez sessões, em casos simples. Pacientes mais graves, com problemas como hérnias de disco, por exemplo, podem levar de seis meses a um ano para ter ganhos significativos. "Adolescentes em fase de crescimento são os mais beneficiados com o RPG. Ao longo dos anos e da inclusão de outras técnicas, foram conseguidos benefícios no tratamento de patologias, como problemas respiratórios, labirintite e incontinência urinária. A reeducação influencia também na parte psicológica, atuando na autoestima."

RPG demanda disciplina

Mariano alerta que a reeducação exige disciplina. Cada sessão tem de 50 a 60 minutos e é iniciada com a liberação miofascial global, uma espécie de pré-alongamento que deixa a fáscia mais flexível. "A partir daí, o paciente precisa ter concentração, principalmente no que envolve a respiração. O fisioterapeuta toca e orienta o paciente o tempo todo, para que ele contraia e relaxe músculos."

O paciente ainda tem a tarefa de fazer exercícios em casa e praticar a boa postura no ambiente de trabalho e no dia a dia. "Isso exige disciplina." A terapia deve estar associada ainda a alguma atividade física. "A Organização Mundial da Saúde considera atividade física qualquer atividade com duração maior que 45 minutos, realizada três vezes por semana, de forma regular. Pode ser uma caminhada, por exemplo."

Foto de paciente Foto de paciente
A indicação é de uma sessão de RPG por semana, para que a fáscia muscular tenha tempo para se adaptar às alterações às quais foi submetida. O paciente deve usar traje de banho ou roupas confortáveis, mas ajustadas ao corpo, para permitir a melhor visualização da postura. As sessões custam entre R$ 40* e R$ 60* cada uma. Os planos de saúde normalmente cobrem dez consultas de RPG por ano.

*Valores fornecidos em julho de 2010