Ter?a-feira, 05 de agosto de 2008 atualizada ?s 17h37

Funda??o Museu Mariano Proc?pio finaliza projetos de restaura??o de acervo



* Da Reda??o

A Funda??o Museu Mariano Proc?pio (Mapro) finaliza mais tr?s investimentos que visam ? conserva??o e preserva??o de seu patrim?nio. O acervo ? composto pelos m?veis da Villa. "No total, s?o 24 pe?as, pertencentes ? Sala de M?sica, ao Escrit?rio de Mariano Proc?pio e ao Quarto do colecionador Alfredo Ferreira Lage, que est?o sendo restauradas desde setembro de 2007", afirma a muse?loga do Departamento de Acervo T?cnico (DAT) da Mapro, Nancy Corr?a Plonczynski.

A muse?loga explica que a Mapro, por ser uma institui??o voltada para preserva??o, est? procurando resgatar o conhecimento sobre o mobili?rio. "A Funda??o apresenta um importante acervo de m?veis necessitado de passar por interven?es. Dessa forma, o trabalho de restaura??o j? iniciou com a inten??o ]de se recuperar, de forma cont?nua, toda essa categoria".

Treze cadeiras formam o mobili?rio do Escrit?rio e da Sala de M?sica, que seguem releituras de elementos decorativos utilizados no per?odo de Napole?o III. Ainda fazem parte do Escrit?rio, uma mesa, duas estantes e uma escrivaninha. Da Sala de M?sica, falta restaurar apenas o piano.

Os m?veis do Quarto do colecionador, contendo uma cama de casal, um guarda-roupa, um toalete, um espelho, um criado-mudo e duas cadeiras, s?o de estilo neog?tico. "Todos os m?veis espelham a arte e a t?cnica significativas dos ditames da marcenaria art?stica da Fran?a, precisamente, de Paris do s?culo XIX", ressalta Nancy.

O projeto foi realizado em etapas correlacionadas que resultaram na substitui??o da palhinha das cadeiras, envolvendo o trabalho de marcenaria, com restaura??o, complementa??o e substitui??o de alguns elementos estruturais. Os m?veis retornaram ? Mapro no ?ltimo m?s de junho e, alguns deles, ainda v?o passar por interven?es realizadas pelos funcion?rios da pr?pria Funda??o.

A escrivaninha e a mesa do Escrit?rio v?o receber uma grava??o a ouro sobre couro, formando uma borda decorativa, seguindo estilo de ?poca. O acervo ainda n?o ser? liberado para visita??o p?blica porque os pr?dios hist?ricos est?o fechados, passando por processo de restaura??o.

* As informa?es foram enviadas pela assessoria de imprensa da prefeitura de Juiz de Fora