Biblioteca de Obras Raras da Fundação Museu Mariano Proc?pio passa por ações de conservação preventiva

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Ter?a-feira, 18 de novembro de 2008 atualizada ?s 18 h

Biblioteca de Obras Raras da Funda??o Museu Mariano Proc?pio passa por a?es de conserva??o preventiva



Daniele Gruppi
Rep?rter

O acervo da Biblioteca de Obras Raras da Funda??o Museu Mariano Proc?pio (Mapro) passa por a?es de conserva??o preventiva. O coordenador das atividades, conservador-restaurador, Alo?sio Arnaldo Nunes de Castro, afirma que ao longo de 2008 cem obras s?o preservadas, selecionadas entre os mais de seis mil exemplares que comp?em a Biblioteca. Estudantes do Curso de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam do projeto.

Segundo Castro, o crit?rio de sele??o das obras foi baseado em dois aspectos: raridades e constitui??o material. Algumas se destacam pela riqueza ou estilo do tipo de encaderna??o, como imperiais brasonadas. Al?m de serem edi?es de tiragem reduzida, ou enriquecidas por ilustra?es originais de artistas consagrados.

H? obras com dedicat?rias feitas por pessoas de renome intelectual ou art?stico, com notas manuscritas por figuras ilustres ou intelectuais, como D. Pedro II, livros que despertam a aten??o pela sua constitui??o material por meio do emprego de materiais espec?ficos, tais como pergaminho, madrep?rola, madeira, fios de ouro e tecidos nobres.

Dentre as obras, est?o a publica??o francesa Les Saints Evangiles, de 1873, constitu?da por dois tomos ilustrados com 127 gravuras em metal, nas t?cnicas de ?gua-forte e talho doce. As gravuras apresentam desenhos de M. Bida alusivos aos trechos b?blicos e foram impressas por M. A. Salmon.

Outras duas obras relevantes s?o o Manual da Missa e da Confiss?o, encaderna??o de casca de tartaruga, contendo figura de Cristo na pasta anterior e monograma de Maria Am?lia, esposa de Mariano Proc?pio Ferreira Lage; e The Illustrated Bouquet, peri?dico de bot?nica ingl?s, publicado entre 1857 e 1864, encaderna??o ornamentada com madrep?rola e metal, lombada em couro e guarni??o e fecho de metal.

Castro afirma que a constitui??o org?nica das obras dificulta as medidas de conserva??o, j? que est?o em constante processo de decomposi??o."Cada exemplar requer uma a??o individual", ressalta. Para retardar o envelhecimento, os exemplares passam pelo acondicionamento. Antes, entretanto, s?o higienizados, realizando-se "pequenas reconstitui?es, reintegra??o est?tica, hidrata??o e polimento de encaderna?es com pap?is de pH neutro, evitando-se que as gravuras originais danificassem as p?ginas subseq?entes".