Artigo
Cuidados com a alimenta??o no inverno

27/05/2002

? comum se pensar que, com a chegada do inverno, torne-se necess?rio um consumo maior de alimentos, devido ?s necessidades aumentadas de energia para compensar a redu??o da temperatura. Ou seja, mais calorias para manter a temperatura corporal.

Na verdade, a ci?ncia j? provou que, em baixas temperaturas, as necessidades energ?ticas do organismo humano aumentam, em fun??o da necessidade de se produzir mais calor e, conseq?entemente, manter a temperatura corporal normal. Por?m, ainda n?o se tem essa quantidade determinada, ou seja, n?o se tem ainda base cient?fica para se calcular as quantidades de calorias necess?rias para compensar a redu??o da temperatura.

Sabe-se que a necessidade existe, mas n?o quanto seria o necess?rio. Ao que tudo indica as necessidades de calorias n?o s?o t?o altas quanto se pensa.

Portanto, aumentar o consumo de alimentos no inverno indiscriminadamente pode ser perigoso, pois, n?o se sabendo a necessidade real do organismo, pode se consumir alimentos em quantidades acima do necess?rio e, em conseq??ncia, levar ao desenvolvimento da obesidade.

Algumas pessoas podem se beneficiar desse aumento, como aquelas que se encontram abaixo do peso, mas, de modo geral, um aumento exagerado na quantidade de calorias normalmente consumida pode levar ao aumento do peso corporal, podendo ser prejudicial para a maioria das pessoas.

Assim, ? natural haver aumento do apetite nos dias frios, como conseq??ncia da necessidade do organismo em produzir mais calor. Por?m, ? importante ter cuidado nos ?exageros? t?picos do inverno.

Um exemplo disso ? o maior consumo de chocolate no inverno, o que pode ser perigoso para algumas pessoas. O chocolate ? rico em gorduras, podendo conter at? mesmo gorduras saturadas (as mais perigosas para o cora??o), devido ? adi??o de leite e/ou manteiga, o que pode aumentar os n?veis de colesterol quando consumido em excesso. Uma op??o ? o chocolate desengordurado ou parcialmente desengordurado, o qual cont?m menos gordura que o normal, embora seja tamb?m cal?rico. Por exemplo, 100g de chocolate em p? comum tem 509 calorias, enquanto o mesmo produto desengordurado cont?m 383 calorias (em 100g).

O consumo aumentado de bebidas alco?licas nos dias frios tamb?m pode ser prejudicial, se n?o for controlado. As bebidas alco?licas s?o fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente. Um consumo indiscriminado de ?lcool pode representar um consumo exagerado de calorias e, conseq?entemente, levar a ganho de peso. Vale lembrar que toda caloria consumida poder? ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso n?o seja gasta de alguma forma (exerc?cios f?sicos, atividades metab?licas etc).

Observe, na tabela abaixo, a quantidade de calorias nas diferentes bebidas alco?licas (em cada 100 ml de bebida ou 1 ta?a pequena):



BEBIDA CALORIAS
cerveja (3,6 g de ?lcool) 42
vinho (9,9 g de ?lcool) 85
gim/rum/vodca/ (m?dia de 37g de ?lcool) 258
conhaque 249
licores 342

O consumo de bebidas alco?licas pode levar tamb?m ? perda de ?gua pelo organismo, o que pode causar desidrata??o. Por isso, o consumo de bebidas leva a uma maior necessidade de ingest?o de ?gua.

Resumindo, embora os dias frios levem a uma necessidade maior de produ??o de calor pelo corpo e, em conseq??ncia, levar a uma maior necessidade energ?tica, ? importante n?o exagerar no consumo de alimentos no inverno, principalmente naqueles muito cal?ricos e/ou ricos em gorduras.

Mesmo que seja necess?rio aumentar o consumo total de alimentos, deve-se selecionar quais alimentos ter?o suas quantidades aumentadas na alimenta??o di?ria. O mais conveniente e seguro ? se aumentar as quantidades de alimentos que n?o cont?m muitas calorias e, principalmente, os que t?m pouca gordura.

Como exemplo, pode-se aumentar as quantidades dos latic?nios (queijos brancos, leite, iogurte etc) com baixo teor de gorduras e a?cares e as quantidades dos legumes e verduras, desde que preparados com pouco ?leo. Produtos ricos em fibras podem ser mais utilizados nesse per?odo (exemplos: p?o integral, arroz integral, granola, flocos de cereais sem a?car etc), pois t?m um maior poder de saciedade (prolongam a sensa??o de ?est?mago cheio?).

O inverno ? o momento ideal para se abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e gr?os (ervilha, lentilha, feij?o, gr?o de bico, aveia, trigo para quibe, etc). Sopas de legumes com gr?os s?o uma excelente op??o de jantar para as noites frias, acompanhando-as com torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo. ? importante n?o abusar da quantidade de ?leo para o preparo das mesmas.

Aumentar o consumo de legumes e verduras nessa ?poca ? bastante desej?vel, pois os mesmos s?o fontes de vitaminas e minerais importantes para o organismo, e que ajudam na preven??o das gripes e resfriados comuns no inverno. Frutas tamb?m podem ser utilizadas para esse fim.

Finalizando, lembramos que ? importante manter a hidrata??o do corpo tamb?m no inverno. ? comum as pessoas reduzirem o consumo de l?quidos nesse per?odo do ano, o que n?o ? desej?vel. A necessidade de ?gua pelo organismo ? de, no m?nimo, 1,5 litro por dia, considerando-se todo o l?quido ingerido (?gua, sucos etc). Como h? maior necessidade de produ??o de calor, o corpo necessitar? tamb?m de ?gua para esse fim.

Resumindo, ? importante cuidar da alimenta??o durante o inverno e n?o exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa sele??o de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal.

Confira as receitas de caldos e cremes do S? Sabor!


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br