Parte III

Por



Artigo
Alimentos funcionais - Parte III
::: 04/11/2002

Alimento funcional ? definido pela Secretaria de Vigil?ncia Sanit?ria, do Minist?rio da Sa?de, como sendo ?aquele alimento ou ingrediente que, al?m das fun?es nutritivas b?sicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metab?licos e/ou fisiol?gicos e/ou efeitos ben?ficos ? sa?de, devendo ser seguro para consumo sem supervis?o m?dica.?

Segundo tamb?m a Vigil?ncia Sanit?ria, a propriedade funcional atribu?da a esses alimentos ? aquela relativa ? a??o metab?lica ou fisiol?gica que a subst?ncia (podendo ser nutriente ou n?o), presente no alimento, tem no crescimento, desenvolvimento, manuten??o e outras fun?es normais do organismo humano.

Existe tamb?m a atribui??o da propriedade de sa?de, distinta da anterior, a qual afirma, sugere ou implica a exist?ncia de rela??o entre o alimento ou ingrediente com doen?a ou condi??o relacionada ? sa?de.

Entre os alimentos funcionais, ultimamente estudados, destacam-se os prebi?ticos e os probi?ticos. Probi?ticos s?o organismos vivos que exercem a??o ben?fica sobre a sa?de quando ingeridos em determinado n?mero; essa a??o est? relacionada ao equil?brio da flora intestinal, podendo tamb?m ter efeito na redu??o do colesterol sangu?neo e no controle de diarr?ias, assim como na redu??o do risco de desenvolvimento de algumas formas de c?ncer. Um das formas de atua??o dos probi?ticos ? a inibi??o da prolifera??o, no intestino, das bact?rias patog?nicas.

Dentre os probi?ticos, destacam-se: Lactobacilos acid?filos, casei, bulg?rico, lactis, plantarum; Estreptococo term?filo; Enterococus faecium e faecalis; Bifidobact?ria bifidus, longus e infantis.

Os probi?ticos podem ser encontrados em alimentos industrializados, como os leites fermentados, ou na forma de p? ou c?psulas.

Outras a?es relacionadas com os probi?ticos referem-se a um poss?vel aumento da resist?ncia imunol?gica do organismo, o que ainda est? em estudo. Os lactobacilos acid?filo, bulg?rico e casei est?o relacionados a essa fun??o. Outro efeito poss?vel seria o aumento da digest?o da lactose (o a?car do leite que, quando n?o digerido por defici?ncia enzim?tica, provoca quadro de alergia, com diarr?ia, c?licas etc.). Essa a??o est? relacionada aos Lactobacilos, que produzem uma enzima que facilita a digest?o da lactose.

Assim sendo, o iogurte, que j? pode ser considerado um alimento funcional (o seu baixo teor de lactose o torna poss?vel de ser consumido por pessoas intolerantes ? lactose), pode ter sua a??o refor?ada pela presen?a das bact?rias probi?ticas.

As subst?ncias prebi?ticas s?o aquelas que promovem o crescimento dos probi?ticos. Alguns tipos de oligossacar?deos (tipo de amido) t?m essa capacidade, como a lactulose e a inulina. O principal benef?cio dessas subst?ncias ? o fato de s? serem aproveitadas pelas bact?rias l?cteas, favorecendo o crescimento dos organismos probi?ticos no intestino, em detrimento das demais bact?rias (vantagem competitiva).

Os frutooligossacar?deos (FOS) ou oligofrutoses, assim como a inulina, s?o fibras alimentares que resistem ? a??o das enzimas salivar e intestinal, chegando ?ntegras ao c?lon (primeira por??o do intestino delgado), onde produzem efeitos ben?ficos sobre a flora bacteriana ali existente.

A inulina ? extra?da da raiz da Chic?ria ou pode ser produzida, industrialmente, a partir da sacarose. Os FOS s?o obtidos a partir da hidr?lise da inulina (quebra da mol?cula); sua produ??o industrial tamb?m ? feita a partir da sacarose.

Embora existam outros oligossacar?deos nos alimentos vegetais, at? o momento s? os FOS e a inulina s?o considerados prebi?ticos devido ?s fun?es que desempenham no organismo: altera?es do tr?nsito intestinal com redu??o de metab?licos t?xicos ao organismo; preven??o da diarr?ia ou da obstipa??o intestinal (intestino preso) por altera??o da flora bacteriana no c?lon; redu??o do risco de c?ncer (ainda em estudo); redu??o do colesterol e dos triglic?rides; controle da press?o arterial; produ??o de nutrientes (vitamina B12, por exemplo) e aumento da absor??o de minerais.

Os prebi?ticos apresentam tamb?m o importante efeito bifidog?nico, ou seja, estimulam o crescimento intestinal das bifidobact?rias, as quais, devido ao efeito antagonista j? comentado, reduzem a atividade das bact?rias putrefativas (Escherichia coli; Streptococus faecales; Proteus e outros).

Alimentos em que os FOS s?o naturalmente encontrados s?o: cebola (alimento rico em FOS); alho; tomate; aspargos; alcachofra; banana; cevada; centeio; aveia; trigo; mel e cerveja.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br