Quinta-feira, 25 de agosto de 2011, atualizada às 11h46

Ascomcer realiza caminhada de conscientização contra o câncer neste domingo na UFJF

Victor Machado
*Colaboração

Ocorre neste domingo, 28 de agosto, das 8h às 12h, a primeira caminhada de conscientização contra o câncer da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do evento é incentivar a prevenção da doença, sobretudo do câncer de pulmão, porque agosto é considerado o mês do combate à doença.

A assistente social da Ascomcer, Márcia de Abreu Moreira, afirma que a data foi escolhida porque na segunda-feira, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No entanto, a caminhada servirá de conscientização no combate a todos os cânceres. "Aproveitamos a data para realizar o evento. Apesar de ser o mês de combate ao câncer de pulmão, vamos abordar todos os tipos."

Márcia explica que durante o evento serão entregues panfletos, explicando o combate à doença e pedidos de doação de sangue. "O principal objetivo é mobilizar a população, mostrar os perigos e incentivar as doações necessárias." Até o momento, cerca de 300 pessoas já se inscreveram na caminhada. A expectativa é atingir o máximo de pessoas da comunidade para efetivar a prevenção da doença.

Para a assistente social, o número de inscritos está dentro previsto, mas ela lembra que os interessados ainda podem participar. "Basta fazer a doação de um quilo de alimento não perecível para se inscrever. Vamos ter pacientes da Ascomcer, funcionários e queremos atrair um bom número de pessoas que estão fora desse meio."

Outras atividades

Além da caminhada, o campus da UFJF recebe, no mesmo dia, a 24ª Corrida Duque de Caxias, promovida pelo 4º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) de Juiz de Fora, em comemoração ao dia do soldado, celebrado nesta quinta-feira, 25 de agosto, e a Feira de Duque de Caxias. A feira será um espaço destinado ao lazer e bem-estar, onde serão desenvolvidas atividades como brinquedoteca, área de recreação, aula de academia, massoterapia e um espaço voltado para a saúde, com estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição da universidade.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken