Entre a segunda-feira, 23, e a quarta, 25, pessoas de 20 anos recebem a primeira dose contra o coronavírus. Nesta segunda, recebem a dose inicial as pessoas de 20 anos nascidas entre os meses de janeiro e abril; na terça, 24, será o dia daquelas nascidas entre maio e outubro; já na quarta, 25, das de 20 anos nascidas entre setembro e dezembro. A campanha de imunização contra Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), além deste público, contempla com aplicação de primeiras doses também as pessoas de 22 anos ou mais que perderam a data original de receber a primeira dose. A vacinação acontece em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Sesc Juiz de Fora e no Sport Club JF.

Além da vacinação por faixa etária, as grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas. Elas podem buscar pela primeira dose do imunizante em qualquer um dos doze pontos de vacinação. As UBSs do Bairro de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, aplicam vacinas das 8h às 11h e das 13h às 16h, enquanto o Sport e o Sesc realizam a vacinação entre 8h e 16h.

Documentação necessária

A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão se vacinar por idade levarem originais e cópias de documento de identificação com foto - como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem deseja ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF.

Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e também um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses.

Fique atento

Quem se vacinou contra Influenza e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 15 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Confira o calendário de imunização deste segunda-feira, 23

Primeiras doses para pessoas de 20 anos nascidas entre janeiro e abril ou idade superior
Sport e Sesc, das 8h às 16h, e em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Segundas doses de Coronavac
Sport Club JF, das 8h às 16h.

Segundas doses de Pfizer:
Sport e Sesc, das 8h às 16h, e em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Grávidas, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais:
Sport e Sesc, das 8h às 16h, e em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Endereços dos locais de vacinação:

Sesc Juiz de Fora
Rua Oswaldo Aranha, 109

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, no Centro

As UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Rua Inácio Gama, 813;
UBS Benfica, Rua Guararapes, 106;
UBS Nossa Senhora Aparecida, Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;
UBS Santa Luzia, Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro, Rua João Lourenço Kelmer, 1.433;
UBS Vila Ideal, Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso, Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília, Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes, Rua Laurindo Nocelli, nº 100

ACESSA.com - Covid-19: vacina??o para pessoas de 20 anos come?a na pr?xima segunda