JF deve receber R$ 270 mil em 2007 Classificada em quinto lugar no ranking de preserva??o do patrim?nio
cultural e art?stico, cidade deve receber incentivos da Lei Robin Hood


Fernanda Leonel
14/12/2006

Juiz de Fora deve receber R$ 270 mil do governo do estado no pr?ximo ano. A gratifica??o est? relacionada com os benef?cios da Lei Robin Hood, que beneficia cidades com a distribui??o de uma parcela do ICMS recolhido pelo governo, como forma de incentivo para atividades art?sticas e culturais.

O valor recebido, est? diretamente relacionado com a nova coloca??o que a cidade atingiu no ranking do Instituto Estadual de Patrim?nio Hist?rico e Art?stico (IEPHA). Esse ranking pontua cidades de acordo com investimentos em m?veis tombados e a?es culturais entre abril de 2005 e abril de 2006.

Juiz de Fora conseguiu este ano, 14,5 pontos, um a mais que no ano passado. Esse n?mero coloca a cidade na quinta posi??o estadual, entre cidades que mais cuidam do patrim?nio cultural e art?stico. A frente da cidade est?o os munic?pios de Mariana, Santa B?rbara, Sabar? e Couto Magalh?es de Minas (confira o quadro abaixo).

Participaram dessa classifica??o, mais de 600 cidades que enviaram a sua documenta??o com os investimentos nos ?ltimos anos. Para a Funalfa, a coloca??o da cidade est? diretamente ligada com a "educa??o patrimonial" que est? sendo desenvolvida em Juiz de Fora.

Entre as a?es destacadas para o pr?mio, est?o as visitas guiadas para escolas, museus e institui?es culturais e o concurso Viva o trem, realizado pela Museu Ferrovi?rio que premiou trabalhos de 5? a 8? s?rie, nas categorias Artes Visuais e Literatura, abordando a ferrovia e sua rela??o com a comunidade.

O tombamento do Museu Mariano Proc?pio, do Museu do Cr?dito Real e da Usina de Marmelos e do Conjunto das Esta?es Ferrovi?rias, formado pela Esta??o da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde funciona atualmente a Sociedade de Belas Artes e pela antiga Esta??o Ferrovi?ria de Leopoldina, que tamb?m foi tombado, foram pontos fortes para o destaque de Juiz de Fora no ranking do Instituto do Patrim?nio.

Para chegar chegar ao laudo final, o Instituto do Patrim?nio se baseou em documenta?es, dossi?s e laudos sobre im?veis protegidos pelo munic?pio, o que em Juiz de Fora ? controlado pela Funalfa. Para o diretor da divis?o de patrim?nio da funda??o, Paulo Gawryszewski o trabalho de documenta??o e cuidado com os bens tombados reflete a coloca??o da cidade.