Como a Fonoaudiologia pode intervir na amamenta??o?

Por

Cal Coimbra 17/4/2009

Como a Fonoaudiologia pode intervir na amamenta??o?

A Fonoaudiologia confirma: a crian?a que amamenta adequadamente tem mais chances de articular corretamente as palavras, de mastigar e engolir os alimentos de maneira saud?vel.

Os benef?cios da amamenta??o correta para a fala da crian?a ? o passo b?sico para a tranquilidade de uma comunica??o assertiva. As primeiras orienta?es maternas est?o associadas a:

  • A ingest?o habitual e frequente de l?quido pela m?e fazem aumentar a produ??o do leite;
  • Se a mama estiver muito cheia, a m?e costuma sentir-se desconfort?vel e at? mesmo dor se o beb? fizer a pega antes da ordenha, que deve ser praticada antes do ato de amamentar;
  • Observe a postura da crian?a. Ela dever? estar inclinada e a pega deve ser no mamilo e n?o em toda a aur?ola. ? um detalhe que pode fazer toda a diferen?a na qualidade do crescimento ?sseo facial. O crescimento irregular da face pode comprometer seriamente todas as fun?es que dependem dela: a fala, a mastiga??o, a degluti??o, a arcada dent?ria, at? mesmo a digest?o;
  • Se n?o puder evitar, quanto menor tempo do uso da chupeta, melhor. O uso constante pode tamb?m alterar o alinhamento dos dentes e, consequentemente, a articula??o das palavras. Para que os fonemas sejam articulados nos pontos de interse??o - l?ngua, dentes, l?bios, bochechas - estes ?rg?os precisam funcionar sinergicamente.

Nesta mesma situa??o, outro trabalho fonoaudiol?gico complementar ? na neonatologia, que tem fortalecido a credibilidade da equipe interdisciplinar que atua nesta especialidade nos hospitais em geral.

Beb?s prematuros costumam apresentar incoordena??o entre a respira??o, a suc??o e a degluti??o. Este funcionamento ? preciso ser praticado em uma coordena??o sin?rgica para que o beb? sobreviva. No caso de acontecer a falta desta coordena??o, a Fonoaudiologia dever? ser acionada para come?ar a estimula??o adequada. Muitos t?m sido os sucessos desta atua??o fonoaudiol?gica e cada vez mais ela se torna essencial na reabilita??o neonatal. ? uma atua??o com exerc?cios que tentam acelerar o processo daquelas fun?es de respira??o-suc??o- degluti??o. Mas n?o para por a?, todos os cuidados no ambiente dentro de uma UTI Neonatal devem ser tomados: a luminosidade, os ru?dos, que precisam ser totalmente evitados para n?o estressarem o beb?. Tudo isso associado ao carinho, ? aten??o, ao aconchego, podem acreditar, as chances de crescer uma crian?a saud?vel s?o grandes.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com