Sexta-feira, 14 de agosto de 2009, atualizada às 18h42

Ar condicionado não é o vilão da Gripe A. Porém, manutenção pode evitar complicações da doença e infecções respiratórias

Clecius Campos
Repórter

As notícias sobre a Influenza A (H1N1) e sua forma de contágio deixam muitas pessoas apreensivas sobre quais são os lugares mais propícios para a disseminação da doença. Locais fechados, refrigerados por ar condicionado, embora pareçam trazer perigo, não são os grandes vilões.

De acordo com o infectologista e membro do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta frente à Influenza A (H1N1) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodrigo Daniel de Souza, locais arejados com ar condicionado não causam tanto risco de contágio da gripe suína. "O novo vírus está presente em gotículas de saliva e secreção respiratória que são pesadas e por isso não flutuam no ar. Não adianta abrir todas as janelas para circular mais ar, não é assim que o contágio acontece."

Segundo Souza, o que pode ocorrer é o aparecimento de resfriados alérgicos e infecções respiratórias, causadas pela manutenção inadequada de aparelhos de ar condicionado. "Uma pessoa que já está com gripe pode ter o quadro de doença respiratória agravado em contato com o ar contaminado por ácaros, bactérias e fungos, pois está com o sistema imunológico afetado. Portanto, a limpeza dos filtros é importante."

De acordo com o proprietário de uma empresa de manutenção de aparelhos de ar condicionado, Luís Fernando Amaral, a limpeza preventiva deve ser feita mensalmente, com a higienização do filtro. "O filtro acumula poeira e está sempre úmido, o que ajuda na proliferação dos ácaros e fungos. Ele deve ser removido e lavado em água corrente. Qualquer pessoa pode fazer esse procedimento em casa."

Já a manutenção corretiva deve ser feita de três em três meses. Essa só pode ser realizada por um profissional. "É necessário que o aparelho seja desmontado e lavado com água e bactericidas. O ar condicionado acumula água parada e pode ficar mofado e até com lodo por dentro." Amaral afirma que a procura pelo serviço aumentou 15% em seu estabelecimento, em relação à mesma época do ano passado. "Com as notícias de gripe, pode ser que o crescimento chegue a 50%."

De acordo com o proprietário de outra empresa, Fabiano Lacerda, manter o aparelho desligado, na expectativa de evitar a proliferação da Gripe A, pode causar mais problemas. "O ar condicionado continua acumulando água e poeira, mesmo quando fica parado. O ideal é mantê-lo em funcionamento e realizar a manutenção mensal."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes