Quer temperar? Use ervas!
Especiarias trazem textura, cor e sabor aos pratos do dia-a-dia
Confira as receitas!

Ana Luisa Damasceno
21/11/03

Desde o in?cio dos tempos os homens usam ervas para fins medicinais, culin?rios e at? m?gicos. Foram elas as respons?veis pelo descobrimento da Am?rica. Sim, porque Colombo veio parar no novo continente durante uma viagem ? ?ndia, de onde traria especiarias para o reino da Espanha.

Os efeitos medicinais das ervas s?o quase incont?veis. E, para a sorte de quem gosta de saborear um bom prato, a vantagem ? que essa caracter?stica se repete na culin?ria. O uso das especiarias pode ressaltar sabores e texturas, al?m de adicionar uma pitada de exotismo na comida.

Temperos que peregrinam
A maioria das ervas v?m da ?ndia. Mas outros tipos s?o origin?rias do Mediterr?neo, do Egito e at? da Gr?cia. Ali?s, uma lenda da mitologia grega diz respeito ? folha de louro. A coroa de louros, at? hoje usada para coroar atletas vencedores, teve origem na lenda de Apolo, que se apaixonou pela ninfa Daphne. Ela rejeitava o deus da m?sica e da poesia. Em desespero, pediu para Gaia, a deusa da terra que a ajudasse a se livrar de Apolo. Gaia ent?o transformou Daphne num loureiro, e Apolo passou a considerar a planta sagrada. O loureiro ganhou a qualidade de ser uma planta protetora, que ajuda a manter a vit?ria do atleta que com ela ? coroado.

E a pimenta do reino, um dos condimentos mais usados no Brasil, antes s? era utilizada para conservar a carne, durante as grandes navega?es. Depois de trocar o sal pela pimenta do reino e perceber que, ao contr?rio do ingrediente anterior, a erva dava um sabor agrad?vel ? comida, os portugueses passaram a usar as pequenas bolinhas negras para temperar os alimentos.

As ervas chegaram ao Brasil atrav?s dos imigrantes. Os portugueses trouxeram as que j? tinham importado das ?ndias. J? os africanos chegaram dos navios negreiros com conhecimentos para temperar a comida e logo aprenderam a usar os condimentos trazidos pelos portugueses.

Cada qual com sua fun??o
As ervas t?m fun?es medicinais que podem se repetir na cozinha. Por exemplo: o coentro, al?m de ser um bom condimento para peixes e saladas, tamb?m ajuda na digest?o. Outra erva muito usada pelos brasileiros, a hortel?, ? boa para desobstruir os poros. J? a menta, al?m de refrescante, tamb?m auxilia no descongestionamento de gripes.

Em Juiz de Fora, os comerciantes comemoram as vendas. A dona de uma loja de produtos naturais, Maria da Concei??o Reis, afirma que as pessoas t?m procurado mais pelas ervas, como uma alternativa para temperos. O dono de uma barraca no mercado municipal especializada em ervas, Luiz Carlos Pinto, informou que a procura aumentou bastante nos ?ltimos anos. "Aqui nada fica encalhado. As pessoas t?m procurado mesmo por coisas diferentes".

Com 35 anos lidando com os condimentos, Luiz avisa aos marinheiros de primeira viagem. "N?o ? todo tempero que d? certo com determinados tipos de comida". Segundo ele, a receita n?o chega a ficar estragada se uma erva que n?o combina com os ingredientes for usada. "Mas o gosto pode n?o combinar muito com o que a pessoa pretendia".

Clique aqui e veja que tipo de erva combina com cada ingrediente!

? preciso saber
Na loja de Luiz Carlos Pinto, s?o mais de 40 tipos diferentes de ervas, todas desidratadas. E ele garante que sua mercadoria n?o fica devendo nada ?s ervas frescas. "Nosso processo de desidrata??o ? natural. N?o existem diferen?as no sabor, e as ervas desidratadas ainda duram mais".

Quando o assunto ? qual tipo vende mais, os dois comerciantes s?o un?nimes. "Or?gano, manjeric?o e ervas finas (salsinha e cebolinha) s?o os mais procurados", diz Maria da Concei??o Reis.

Para quem busca uma dica, Luiz d? o segredo: "o estrag?o ? uma erva pouco usada, mas que fica uma del?cia em todos os tipos de carnes, saladas e at? no arroz. Vale a pena experimentar".

A advogada Vanessa Jahchan Marques ? adepta das ervas na culin?ria. "A comida fica sem gra?a quando n?o est? temperada com alguma erva". Mesmo sem saber cozinhar, ela sabe reconhecer um alimento bem temperado, e ainda aponta outra qualidade das ervas: "? um condimento natural, sem qu?mica. Uma simples pitada pode mudar o gosto da comida".


Quer conhecer mais sobre as ervas? Clique aqui e saiba tudo.

Se voc? ficou com ?gua na boca, confira as receitas abaixo e bom apetite!


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.