Juiz de Fora sedia Conferência de Inovação e Desenvolvimento para Zona da Mata

Por

Juiz de Fora sedia Confer?ncia de Inova??o e Desenvolvimento para Zona da Mata
Segunda-feira, 14 de agosto de 2017, atualizada às 18h33

Juiz de Fora sedia Conferência de Inovação e Desenvolvimento para Zona da Mata

Da redação

A importância da inovação no processo de desenvolvimento regional, a partir da interação entre os segmentos acadêmico e empresarial, será abordada na Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide), nos dias 22 e 23 de agosto, em Juiz de Fora. O evento pretende convergir, num mesmo espaço, diversas visões sobre desenvolvimento socioeconômico, promovendo debate e sinalizando perspectivas de aplicação na realidade local. Promovida pelo Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), por meio de entidades integrantes, a Conide acontecerá no Gran Victory Hotel, na Avenida Presidente Itamar Franco, 3.800, Centro.

A programação inclui painéis, palestras e sessões temáticas dos grupos de trabalho do GDI Mata: “Agronegócio”, “Comércio”, “Indústria”, “Serviços” e “Turismo”, reunindo pessoas com experiência de mercado e outras com atuação acadêmica, para debater a inovação nos diversos setores e os impactos no mercado de trabalho e no desenvolvimento urbano. Para os organizadores, o evento é oportunidade para empresários estabelecerem parcerias com pesquisadores, de forma a utilizar a inovação para o avanço dos negócios, além de indicar caminhos para a estruturação das cidades de forma mais inteligente, que aproxime o poder público do cidadão.

Na terça-feira, 22, o evento terá início às 14h, com painel “Inovação na Esfera Pública e na Iniciativa Privada”, apresentado por Caetano Christophe Penna, doutor em Estudos de Política de Ciência e Tecnologia, e Fábio Veras de Souza, doutor em Direito Constitucional. Às 15h45, sessões paralelas dos grupos de trabalho terão a participação de José Maria Jardim da Silveira, doutor em Engenharia Agronômica (Agronegócio), Ricardo Lourenço, presidente do Grupo Lupin no Brasil, Jadir Vieira, diretor executivo da Medquímica (indústria), Fabrício Soares, administrador e especialista em finanças (serviços), e Rafael Oliveira, superintendente da Secretaria de Estado de Turismo.

A programação seguirá com o painel “A Nova Economia e os Impactos no Mercado de Trabalho”, com Fernanda Schröder, gerente nacional de carreiras da DeVry Educacional, e Débora Marques, gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt/UFJF).

Às 20h, Paulo Roberto Haddad ministrará palestra de abertura. Ministro da Fazenda durante a presidência de Itamar Franco, Haddad é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com curso de especialização em Planejamento Econômico. Foi fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG e autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e exterior. Exerceu cargos de secretário de Planejamento e da Fazenda do Governo de Estado de Minas Gerais e de diretor de Planejamento Econômico da Fundação João Pinheiro.

Na quarta-feira, 23, a Conide terá início às 14h, com o painel “Smartcities e as Parcerias Público-privadas”, com participação do vice-presidente do Instituto Smart City Business América, Felipe Fulgêncio, e do subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno da Prefeitura de Manaus (AM), Eudo de Lima Assis. Às 15h45, as sessões paralelas serão intermediadas por Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite (agronegócio), Jovino Campos, fundador e CEO (diretor executivo) do Grupo Bahamas (comércio), Carlos Gadelha, doutor em Economia (indústria), Guilherme Bastos, diretor do Centro de Diagnóstico por Imagem – Cedimagem (serviços) e Patrícia Moreira, consultora da Confederação Nacional da Indústria – CNI (turismo).

“Inovação e Desenvolvimento na Zona da Mata Mineira” será tema de painel com a participação de Fernando Salgueiro Perobelli, economista e professor-associado da UFJF, e Rubens Amaral, gerente de Planejamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), às 19h15. Logo após, o painel “Startups e Tecnologia” terá a presença de Felipe Mariani de Paula, analista e desenvolvedor de projetos de investimento em startups (empresa nova ou em fase de constituição, com projetos e ideias inovadores) de base tecnológica na Fundep Participações de Minas Gerais (Fundepar/ MG), de Gian Meneses, empreendedor responsável pela tecnologia e desenvolvimento das plataformas de operação do “Qranio”, e de Silvana Braga, diretora-geral do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), programas do Governo de Minas, com objetivo de transformar o estado no maior polo de empreendedorismo e inovação da América Latina.

Conide

A Conide é voltada para prefeituras e secretarias, gestores municipais, estaduais e federais, empresários, engenheiros, arquitetos, urbanistas, advogados, consultores, planejadores e pensadores de organizações comprometidas com o desenvolvimento e inovação, fundos de investimentos, bancos financiadores e organismos de fomento, investidores, entidades de classe e universidades públicas e privadas.


Com informações da PJF