• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Aprenda a fazer sopas e caldos mais saudáveis nesse período de frio


    Anna Karla Coimbra 1/06/2020

    Sopas e cremes são excelentes opções para o jantar, principalmente quando a temperatura cai. Para quem tem dificuldade de digestão a sopa batida pode ser excelente. Já para quem sente mais fome à noite, a sopa com os vegetais em pedaços pode ser uma opção melhor. Coloque a proteína de sua preferência para acrescentar mais valor nutricional. Acrescente a proteína animal ou a proteína vegetal que já está acostumado (vegetarianos).

    Dicas especiais:

    1. Prefira usar carnes magras (exemplo de cortes bovinos: lagarto, patinho, músculo) e frango ou peixe.
    2. Capriche nos vegetais ¨A¨, são vegetais menos calóricos: Acelga, berinjela, espinafre, palmito, abobrinha, escarola, agrião, brócolis,  hortelã,  repolho,  cebola, jiló, rabanete, alcachofra, mostarda, salsão, almeirão, couve, ora-pro-nobis, couve-flor, pimentão, tomate.
    3. Evite misturar vários vegetais ¨B¨ e ¨C¨ se você não quiser uma sopa muito calórica. Tipo ¨B¨: Abóbora, ervilha, moranga,  beterraba, cenoura, quiabo, chuchu, e vagem. E para quem quer ou precisa evitar carboidratos, evite os vegetais ¨C¨, ou tente usar apenas um , e são eles: batata inglesa, batata baroa, inhame, milho verde, batata doce, e mandioca.
    4. Não utilize temperos prontos, prefira fazer seu caldo de legumes ou frango, e usar ervas frescas e secas para cozinhar.
    5. Utilize os vegetais da época, por serem mais baratos e mais ricos em nutrientes, se possível prefira os orgânicos.
    6. Evite usar com frequência embutidos (linguiça, bacon, etc).

      Que tal agora uma receita?

      Sopa proteica de grão-de-bico com almôndegas de frango

      Ingredientes

      2 xícaras (chá) de grão-de-bico

      8 xícaras (chá) de água

      2 cenouras médias cortadas ao meio

      2 tomates picados em cubos

      1 cebola em cubos

      2 colheres (sopa) de azeite

      Sal a gosto

      Preparo: Deixe o grão-de-bico de molho em 6 xícaras (chá) da água na geladeira no dia anterior. No dia seguinte, coloque o grão-de-bico com a água em que ficou de molho na panela de pressão (se você sente desconforto abdominal e aumento de gases com leguminosas, troque a água), adicione a água restante (2 xícaras de chá), tampe e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, diminua o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por 15 minutos. Espere a pressão ser liberada naturalmente para abrir a panela. Junte a cenoura, o tomate e a cebola, tempere com sal, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos após o início do chiado da panela. Deixe repousar por 5 minutos e, com cuidado, termine de retirar a pressão sob água corrente. Abra a panela e espere amornar. Transfira metade do grão-de-bico com um pouco do caldo do cozimento e a cenoura para o copo do liquidificador e bata até formar um purê. Devolva o conteúdo à panela, misture e regue com o azeite.

      Almôndegas

      250 g de peito de frango moído

      1 dente de alho picado

      1 pitada generosa de noz-moscada ralada

      Sal e pimenta-do-reino a gosto

      1 e 1/2 colher (sopa) de azeite


      Preparo: Tempere o frango com o alho, a noz-moscada, sal e pimenta. Molde bolinhas pequenas com 1 colher (chá) da massa e frite-as no azeite, ou na air fryer se preferir,  até dourarem. Junte-as à sopa.

      Rendimento: 4 porções.

    Anna Karla Coimbra é nutricionista graduada pela UFJF há 5 anos. Especialista em Saúde do Adulto com ênfase em Doenças Crônicas pelo Hospital Universitário da UFJF, pelo programa de residência multiprofissional e graduanda em nutrição esportiva funcional. Atua na área clínica e como palestrante.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.