• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Alimentos funcionais: conheça os ingredientes que não podem faltar na sua alimentação


    Anna Karla Coimbra 10/07/2020

    Já ouviu falar nos famosos alimentos funcionais? Antes de citar os exemplos, ou, antes mesmo de saber os benefícios da utilização destes alimentos, vamos à definição: de acordo com a classificação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), "alimentos funcionais são alimentos que apresentam outros benefícios além de nutrir". São alimentos convencionais que contêm constituintes com comprovada relação de benefícios ao organismo, seja na prevenção de doenças, ou para a manutenção da saúde de forma geral.

    A lista de alimentos que tem estas qualidades funcionais está no site da ANVISA, e vou citar algumas dessas substâncias, em quais alimentos podemos encontrá-las e quais seus benefícios:

    BETA GLUCANA: um tipo de fibra, encontrada na aveia em flocos, farelo de aveia e farinha de aveia, ajuda na redução do colesterol. Então se você precisa reduzir o colesterol, acrescente 1 colher de sopa de farelo de aveia na sua fruta favorita, todos dias.

    PSYLLIUM: também é uma fibra, auxilia na redução de absorção de gordura, ótimo para quem está no processo de emagrecimento. É fácil encontrar em loja de produtos naturais, vem em pó. Você pode usar em receitas de pão integral, ou bolo, ou acrescentar no suco, 1 colher já pode ser suficiente.


    ÔMEGA-3: é um ácido graxo, encontrado em peixes marinhos (ex.:atum, sardinha, salmão), auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, e  atua como anti-inflamatório. Se você não tem hábito de comer peixe, comece logo, e evite fazer frito, prefira grelhado, assado, ou ensopado.

    FLAVONOIDES: Atividade anti-câncer, anti-inflamatória e antioxidante. Você pode encontrar na soja, frutas cítricas, alcachofra, brócolis, repolho, cacau. São várias opções aqui para você enriquecer sua saúde.

    CATEQUINAS: São subclasses dos flavonoides, é anticancerígeno, e fortalece o sistema imunológico. Encontrada no chá verde, amora, framboesa, uva roxa. Se possível, compre os orgânicos, faça o uso de pelo menos 1 dos exemplos acima 1 vez ao dia, e terá um saldo positivo na saúde.

    Sempre tenha hábitos saudáveis , alimentos funcionais não agem sozinhos, e também não são milagrosos. Agora que já sabe onde encontrar alimentos funcionais, aproveite os benefícios que eles oferecem à sua saúde e não deixe de incluí-los na sua alimentação de forma regular.

    Até a próxima coluna. Espero que tenham gostado. Se cuidem.

    Anna Karla Coimbra é nutricionista graduada pela UFJF há 5 anos. Especialista em Saúde do Adulto com ênfase em Doenças Crônicas pelo Hospital Universitário da UFJF, pelo programa de residência multiprofissional e graduanda em nutrição esportiva funcional. Atua na área clínica e como palestrante.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.