A vitamina D, apresenta vários papeis no nosso organismo. Além de ser importante reguladora do metabolismo e saúde óssea, ela atua na imunidade, no crescimento, na saúde cardiovascular e dos músculos.

A falta ou deficiência da vitamina D, está associada a doenças como obesidade, diabetes, doenças auto imunes como  esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus, e artrite reumatoide,  problemas  cardiovasculares, depressão, esquizofrenia, e alguns tipos de câncer. Observando a prevalência dessas doenças com a hipovitaminose D, sugere-se que a vitamina D, pode ser um fator capaz de aumentar o aparecimento dessas doenças, mesmo que ainda não haja um esclarecimento total sobre  a causa-efeito entre elas. 

Vitamina D e covid-19: Alguns estudos vêm correlacionando a baixa de vitamina D no sangue, com um risco maior de complicações, e de contaminação pelo covid-19, mas esse risco apresenta-se principalmente em pacientes com outras doenças associadas. Mais estudos serão necessários para estabelecimento dessa relação. 

Gestantes: A baixa concentração de vitamina D no sangue das gestantes está associada a complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, baixo peso do recém-nascido,  baixa massa óssea e aparecimento de marcadores de risco cardiovascular nas crianças em idade escolar.  

Sinais e Sintomas da deficiência: Podem incluir fraqueza generalizada, desânimo,  osteoporose, dor nos ossos, raquitismo em crianças, entre outros. 

Fontes alimentares: Os alimentos fontes de vitamina D são peixes, como o salmão e atum, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, queijo e cogumelos. 

Sol: O sol, é considerado ¨fonte¨ dessa vitamina porque ele  é responsável pela  produção da vitamina D, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.  A Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição ao sol por 5 a 10 minutos todos os dias, a fim de sintetizar a vitamina D.

Toda suplementação deve ser orientada por um profissional, o excesso de vitamina D, pode gerar vários problemas de saúde, como: piora da saúde óssea,  risco de insuficiência renal, crises convulsivas e morte.

Como anda sua Vitamina D? No inverno a hipovitaminose D pode ser mais comum, então capriche na exposição ao sol e na ingestão adequada de vitamina D. Em caso de deficiência procure ajuda de um profissional.   

ACESSA.com - Tudo o que voc? precisa saber sobre a vitamina D, a vitamina do Sol