Uma nova modalidade: Baby Pilates!

Nome do Colunista Wilma Montes 14/10/2017

Desde que iniciei meus atendimentos de Pilates, há mais de 10 anos, sempre tive o desejo de ter um espaço onde as mães pudessem levar seus filhos, para que a maternidade não fosse um empecilho para busca do seu bem estar. Esta foi uma necessidade que observei, pois muitas mamães não tinham com quem deixar seus filhos e desejavam muito poder fazer Pilates.

Acredito que uma das principais dúvidas de uma gestante ativa é como e quando retornar à atividade física após o parto. Como conseguir conciliar bebê, família, casa, trabalho, enfim todas as responsabilidades de uma mulher moderna e ainda arrumar tempo e disposição para se cuidar? Quem é mãe sabe que os primeiros meses de um pós-parto se resumem a todos os cuidados que um bebê exige: amamentar, dar banho, trocar fraldas e ficar a maior parte do tempo em casa por conta disso tudo!

Hoje estou de resguardo após uma cesárea, cuidando do bebê e me capacitando pra ajudar você mamãe que também está passando pela mesma fase. Venho trazer uma novidade que irá ajudar a todas recém-mães a recuperar a forma física, que as fará sair de casa pra conhecer outras mães e poder trocar experiências. Estas mães poderão sair junto com seu bebê e ainda se exercitarem, adquirindo os benefícios de um cuidado pós-parto. Sim, agora isso é possível!

Venho falar sobre um método novo chamado Baby Pilates, uma adaptação ao antigo método criado por Joseph Pilates, para que as mães de crianças de até aproximadamente um ano de idade possam voltar a se exercitar junto com seus bebês.

O bebê fará parte da sessão, os menores poderão ficar no Sling (um tecido de carregar o bebê tipo canguru), os maiores serão posicionados próximos às mães e farão parte de exercícios lúdicos e prazerosos para mamãe e bebê, o que irá aumentar ainda mais o vínculo entre eles. Quando necessário a mãe ainda poderá amamentá-lo. A sessão será realizada respeitando o tempo da criança, que também se beneficiará com estímulo para seu desenvolvimento motor e contato com a atividade física desde a primeira infância, tudo com máxima segurança para benefício de ambos.

Além de todos os benefícios que o Pilates proporciona (melhora da postura, flexibilidade, força, equilíbrio, autoestima...), a mamãe terá benefícios específicos para um pós-parto como retorno mais rápido à forma física, fortalecimento abdominal e tratamento de casos de diástase abdominal, fortalecimento de períneo que irá tratar os casos de incontinência urinária, tratamento da dor lombar comum no período da gestação e lactação devido às adaptações posturais e grandes variações de peso, prevenção da depressão pós-parto, diminuição do stress, entre outros.

A atividade do Pilates voltada para este público é de baixa a moderada intensidade, e a carga e dificuldade são aumentadas gradualmente, assim como o peso do bebê que muitas vezes funciona como carga durante a execução de alguns exercícios.

A mamãe poderá dar início ao Baby Pilates assim que for liberada pelo médico obstetra responsável. Este tempo varia de acordo com o tipo de parto realizado (normal ou cesárea) e da recuperação individual de cada paciente, o que varia em torno de 40/45 dias a 2/3 meses pós-parto.

Quem estiver passando pela mesma fase e tiver interesse em conhecer mais sobre o método ou fazer uma aula experimental com seu bebê, pode me procurar. Estarei agendando esta nova modalidade no meu estúdio em breve, assim que retornar da licença maternidade. Quero muito poder ajudar mais mães e compartilhar o mesmo momento que estou vivendo com elas!

ACESSA.com - Uma nova modalidade: Baby Pilates!