• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Ana Stuart Ana Stuart 04/08/2008

    Voz

    Fonoaudiólogos têm falado bastante da importância da voz que está associada à fala e que varia de intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.

    Ilustração de duas pessoas conversando "A voz é o espelho da alma" é uma frase que nunca foi tão precisa como nos tempos massificantes atuais, nos quais a indústria da moda e o culto obsessivo ao corpo reduzem o ser humano à "mera" aparência.

    Felizmente, a idéia do belo por inteiro cai por terra quando ouvimos a voz e o que têm a dizer certos (as) belíssimos (as) modelos e manequins. Mostram o quanto a voz é reveladora da personalidade do indivíduo, além de revelar toda a carga emocional que depositamos em nossa laringe.

    Portanto, hoje nossa reflexão ser dará quanto aos efeitos psicológicos causados por ela. Na melhor idade, as pessoas perdem gradativamente a voz ativa, e a partir daí vão se deprimindo e perdendo o interesse pelo agrupamento social, culminando na depressão. Levando-se em conta as alterações vocais e fisiológicas devido à idade.

    Já os jovens necessitam ser ouvidos para se comunicar tanto na forma oral, quanto na forma gestual e escrita, inclusive nessa última com a uma escrita atípica criada através da internet.

    As crianças utilizam a voz em forma de gritos para serem ouvidas ou trocam as letras, muitas vezes, para chamar a atenção, principalmente quando percebem que os adultos acham engraçadinho.

    A voz está em todas!

    A diferença da voz para a fala é que uma é o que falamos e outra é como falamos.

    Voz passa sensualidade, agressividade, ternura, humildade, compreensão, indecisão, insegurança, medo, ansiedade, segurança e outros.

    Incrível como a voz irritada causa mal estar, já a voz segura e serena passa tranqüilidade. Assertividade transmitida na voz é componente vital em qualquer entrevista, levando ao sucesso.

    A voz infanlizada não traz confiança ou credibilidade.

    "Solto a voz nas estradas, já não posso parar"... é quando se chegou ao limite.

    "A voz do povo é a voz de Deus" é quando se acredita que quando a maioria vervaliza a mesma coisa indica que o que está sendo dito traduz a verdade.

    "Voz santa" passa força.

    O sem voz se não é silencioso foi silenciado

    A expressão "é hora de submergir" indica: é hora da calar a voz.

    Você não tem voz se: não sabe ouvir, sempre dá sua opinião, sempre levanta o tom de voz para falar, não deixa a outra pessoa falar, precisa sempre ter a palavra final.

    Podemos ficar aqui falando e falando da voz, mas o fundamental mesmo é prestar mais atenção na voz do próprio espírito.


    Ana Stuart
    é psicóloga e terapeuta familiar

    Sobre quais temas (da área de psicologia) você quer ler novos artigos nesta seção? A psicóloga Ana Stuart aguarda suas sugestões no e-mail viver_psique@acessa.com.



    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.