Ana Stuart Ana Stuart 31/10/2008

Stress

foto de um homem de costas e com a m?o na cabe?a, parecendo nervoso, estressado At? que ponto o stress pode fazer adoecer, nos levando a matar ou a morrer?

Olhando para o lado fisiol?gico, os neur?nios acionam rea?es em cadeia em ?rg?os e gl?ndulas.

O CRH (Horm?nio Liberador de Corticotropina) ? um estimulante que desencadeia a rea??o do stress, que por sua vez faz com que a gl?ndula libere ACTH (Horm?nio Adrenocorticotr?pico) na corrente sang??nea.

? tudo muito r?pido e em cadeia, alterando, independente da nossa vontade, respira??o, press?o sang??nea, digest?o e etc..

Sendo que, no momento em que a situa??o estressante termina, todo este mecanismo deve cessar rapidamente para que os ?rg?os afetados tamb?m se recuperem rapidamente.

Mas e quando as circunst?ncias externas n?o permitem esse desligamento e os ?rg?os n?o conseguem relaxar?

Imaginemos esta situa??o de forma repetida e cont?nua. ? uma tens?o cr?nica e assim muitos ?rg?os de nosso corpo s?o atingidos de forma implac?vel.

Os sinais de alerta s?o muitas vezes sutis e impercept?veis aos que convivem com o sujeito estressado, que vai da crian?a ao idoso.

Os efeitos mais comuns do sinal de alerta normalmente aparecem na pele, que embora muitos n?o saibam "? o que h? de mais profundo em n?s" - ali?s quando o stress se manifesta na pele ? um bom sinal, est? saindo.

Mas quando se instala nos ?rg?os vitais e no sistema nervoso, a? sim o perigo ? iminente. Na verdade o stress provoca "muito" esfor?o nos ?rg?os.

Imagine conviver com algu?m ligado a 200km/h. Agora imagine conviver com algu?m ligado a 10km/h. O tamanho do stress ser? o mesmo.

Agora imagine voc? estressado, sem sentir ou perceber, causando um curto-circuito a sua volta e culpando a todos. Este ? o grande perigo, pois al?m de estressado inconsciente, digamos "um hospedeiro", voc? estar? desencadeando o stress em cadeia familiar.

J? o estressado consciente que n?o consegue cessar a conduta agressiva, se n?o der um basta externo a? sim pode ocorrer um ?bito, pois normalmente este indiv?duo n?o consegue se acalmar sozinho.

Alexitimia

O termo "Alexitimia" significa "paciente que tende a somatizar", ou seja, comunica um transtorno psicol?gico sob a forma de dist?rbio f?sico. E isto s? ocorre naquele que possui enorme dificuldade de exprimir os pr?prios sentimentos. Este indiv?duo alexot?mico estar? sempre em tratamento com diagn?stico de stress emocional. Mas o que se v? a? ? apenas a ponta do iceberg, pois as causas reais est?o l? nas profundezas, onde n?o quero ou n?o consigo alcan?ar sozinho.

Portanto, podemos observar que o stress, al?m de causar graves danos ao pr?prio indiv?duo, provocar? rea?es em cadeia na maior parte das vezes com somatiza?es, depress?es mascaradas e o que ? pior , baixa significativa no sistema imunol?gico.

Por tudo isso e muito mais devemos ter muito cuidado ao lidar com o pr?prio stress ou com o stress alheio, pois al?m de todas as doen?as j? citadas, e o ?bito, existem os danos emocionais que ocorrem quando o indiv?duo mata as pr?prias emo?es e as alheias, tornando-se um morto vivo ou criando fantoches a sua volta.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.