Ana Stuart Ana Stuart 4/3/2009

Falsa Expectativa

Foto de mulher pensando nos planos Muitas pessoas, ou melhor muitos homens, ao lerem Mulheres Matrifocais quiseram saber que termo seria usado para os homens que criam seus filhos sozinhos. O termo que encontrei e que generaliza tanto homens quanto mulheres que criam seus filhos sozinhos atualmente ? Fam?lia Monoparental.

**

Mas hoje vamos falar da S?ndrome da Falsa Esperan?a, falsa imagem, falsos sonhos, que s?o nada mais nada menos que nossa ansiedade levada ao extremo, e que n?o nos permite levar a cabo nossas metas. Os pesquisadores afirmam que s?o metas longas, n?o alcan?adas a curto prazo, que acabam gerando desist?ncia.

Agora vamos nos reportar a algumas metas do nosso dia-a-dia, dif?ceis de serem alcan?adas com rapidez, tais como parar de fumar, de beber, emagrecer, esperar o amadurecimento do outro, nosso crescimento espiritual, a corrida atr?s do parceiro ideal, a compra compulsiva, o sexo e o jogo compulsivos e a elimina??o de v?cios, como a fofoca, o da religi?o como fuga, o da falta de higiene, do trabalho em excesso, de pensamentos negativos compulsivos, mania de criticar e reclamar, pregui?a de estudar, de trabalhar, de fazer exerc?cios regulares, enfim mudan?as de h?bitos.

Temos que levar em conta que o nosso consciente deseja, mas o inconsciente demora a assimilar esses desejos, e que muitas vezes briga profundamente com o nosso consciente, resistindo ? mudan?a.

? bom lembrar que temos o aprendizado do consciente e do inconsciente.

O aprendizado inconsciente vem sendo assimilado anos a fio atrav?s, at? mesmo, do nosso inconsciente coletivo, h?bitos estes mais do que enraizados.

Quando um membro de uma fam?lia parental ou social se predisp?e a mudar um h?bito antigo ter? que lutar n?o s? consigo mesmo, mas com todo o sistema em que se vive, lutar com gera?es - realmente ? um grande desafio.

Um dos m?todos mais eficientes que encontramos ? do "s? por hoje", t?o utilizado nos grupos de m?tua ajuda, de autoria de Bill e Bob, dos alco?licos an?nimos.

Outro dia, ouvindo uma palestra da Nara Salom?o, ela citou cinco metas di?rias muito interessantes para mudan?as de h?bitos. Todas para serem feitas num s? dia. A primeira seria fazer algo para mim, que me traga alegria; a segunda algo para o outro, um mimo que seja; a terceira seria um exerc?cio f?sico, qualquer um; a quarta seria o exerc?cio mental, uma leitura que me acrescente e a quinta meta seria a prece, elevar os pensamentos numa conversa espont?nea com o seu poder superior.

Outro m?todo interessante ou complementar ? buscar a mudan?a de h?bito silencioso: meu consciente conversar com meu inconsciente silenciosamente.

Enfim, sair da falsa expectativa e entrar na verdadeira esperan?a ? uma briga ?rdua e dif?cil, e se tivermos ju?zo n?o criticaremos e nem sequer julgaremos aquele que se predisp?e a esta mudan?a de h?bito.

A ?nica coisa que podemos fazer agora para nos ajudar ou ajudar o outro a sair da s?ndrome da falsa esperan?a ? perdoar as poss?veis reca?das e dar apoio silencioso, priorizando a persist?ncia.

Existe tamb?m um outro lado da falsa esperan?a que ? quando voc? espera muito de uma situa??o sem futuro. S?o metas descabidas que s? servem para jogar sua autoestima no ch?o "em nome da persist?ncia".

? preciso saber diferenciar nossas metas - saber o momento certo entre persistir e desistir.

N?o existe uma f?rmula para isto, o que existe ? um sensor muito s?bio dentro de cada um de n?s. Precisamos apenas nos ouvir!


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.